"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

SOU NAZARENO! (atenção: imagens fortes)

ou "cristão? católico? antes SEJA HOMEM!

ou ainda - Mártires de Cristo HOJE: cristãos perseguidos pelo Islã!.. e a mídia se cala!


(OBS. Desde já peço desculpas ao leitor pelos possíveis erros gramaticais/ortográficos. O artigo foi escrito às pressas e, assim que possível, será revisado)


Poderíamos usar uma infinidade de títulos para essa postagem, dada a complexidade do assunto e a indignação que me causa (e que deveria causar em todos os autodenominados cristãos). Escreverei algumas linhas sobre a ATUAL perseguição sofrida por nossos irmãos, o que certamente será pouco ou quase nada se comparado à importância e espaço que esse assunto mereceria em quaisquer veículos de mídia, desde as grandes emissoras até os mais insignificantes blogs, como é o caso deste aqui.

Para introdução, gostaria de lembrar aos nossos leitores que este humilde blog tem, como uma de suas principais finalidades, expor e divulgar artigos, textos e notícias sobre os mártires de Cristo, isto é, aqueles que - por se confessarem seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo - se mantiveram firmes na Fé, não retrocedendo em sua crença no Filho de Deus mesmo que isso lhes custasse a própria vida. Em outras palavras, aqueles que - por Nosso Senhor Jesus Cristo - tiveram suas vidas ceifadas.

A princípio, nosso humilde site se propunha apenas a divulgar a história (tão desconhecida) de grandes heróis cristãos que derramaram seu sangue por Nosso Senhor Jesus Cristo em terras mexicanas, os chamados CRISTEROS. No entanto, com o passar do tempo, vimos que essa realidade de perseguição e martírio não se restringia a tempos antigos - tais como os primeiros séculos do cristianismo onde a Igreja se encontrava sob peserguição dos imperadores romanos ou em tempos recentes porém específicos, como o caso dos Cristeros mexicanos - mas antes é tema ATUALÍSSIMO! Mesmo o Papa Francisco reconheceu publicamente:

"estou convencido de que a perseguição contra os cristãos é hoje mais forte do que nos primeiros séculos da Igreja. Hoje há mais cristãos mártires do que naquele tempo. E não é fantasia, são os números." (Francisco I - entrevista concedida ao jornalista português Henrique Cymerman em 9 de Junho de 2014).

Sendo assim, decidimos tornar este um espaço para divulgar ao católico atual o CATOLICISMO AUTÊNTICO: tanto sua DOUTRINA como sua CRUZ. O católico atual, moderno (e modernista), influenciado por uma atmosfera de "tranquilidade" e "paz e amor", onde reina o "politicamente correto" e a equivocada interpretação do "não julgueis". Acredita que tudo "vai às mil maravilhas" e que o "que importa é o amor, o que vale é o coração", tendo verdadeira aversão a tudo o que possa ser polêmico, desagregador, desagradável. Façamos uma análise mais detalhada deste católico atual:

Sobre a DOUTRINA: esse católico se opõe a qualquer tipo de debate, a menor polêmica lhe causa urticária. Para ele, não há religião verdadeira, todas são boas e, consequentemente, tanto faz a religião e a prática das pessoas. No entanto, como "católico", se irrita quando alguém afirma que certas práticas não são católicas,  que tal opinião sua vai contra a doutrina da Igreja, que tal ensinamento já foi condenado e que a Igreja ensina isso ou proíbe aquilo, etc... Enfim, crê poder viver uma vida alheia ao catolicismo e ainda se chamar católico, ou então, busca viver um catolicismo, desde que esse catolicismo se adeque às suas opiniões, preferências e necessidades.

Sobre a CRUZ: esse católico acredita ser a Igreja e a religião apenas uma forma de atende-lo em suas necessidades, conforta-lo em suas desilusões e satisfaze-lo em seus caprichos. Esse católico "não quer confusão", jamais quer "brigar" ou "desagradar" alguém por causa de religião. Não quer "ofender", "contrariar" ou "escandalizar" ninguém por causa de sua fé em Cristo. Se zombam de Cristo e da Igreja, é capaz até de colaborar com tal zombaria - ou ao menos calar - para não se sentir "atrasado", "fanático" ou simplesmente evitar aquela desagradável sensaçãod de "ser diferente". Não quer "nadar contra a corrente", considera isso impossível, portanto, melhor adaptar-se à maioria. Ignora, porém, que "não é o servo maior que o mestre" e que se alguém quer seguir a Cristo, "tome sua cruz e O siga". Ora, se perseguiram e crucificaram a Nosso Senhor Jesus Cristo, como pode o cristão, mero seguidor e servo do mestre, achar que com ele deva ser diferente? Se possui esse medo de passar por dificuldades decorrentes de sua fé, de ser ridicularizado, caluniado, excluído... o que dirá ser perseguido e colocado diante da mais terrível e ao mesmo tempo gloriosa prova de fé e amor a Cristo: o MARTÍRIO?

Esse parágrafo sobre a CRUZ explica, em grande parte, o segundo possível título de nosso artigo: "cristão? católico? antes SEJA HOMEM!". Ora, como é possível nos conformarmos a uma vida cristã medíucre, para não dizer DECADENTE, enquanto nossos irmãos em diversas partes do mundo vertem sanguem por não renegar a Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Como é possível? Como é possível nos denominarmos cristãos e "malemá" acudirmos aos sacramentos, fazermos nossas orações e praticarmos um mínimo de caridade ao passo que nossos irmãos - verdadeiros cristãos - para poder fazer isso tudo (sacramentos, orações, caridade) colocam suas vidas "por um fio". Como é possível? Como podemos nos denominar cristãos e não termos a coragem de nos manifestar quando nossa Fé é vilipendiada, quando leis inícuas e práticas abomináveis são aprovadas, quando os direitos de Deus são ignorados ou mesmo combatidos? Sendo que nossos irmãos para manifestar seu amor à Cristo, são humilhados, perseguidos e mortos das maneiras maios brutais? Se queremos ser reconhecidos verdadeiramente como cristãos, antes de mais nada sejamos HOMENS! Honremos nossos compromissos! Não vivamos apenas de aparência, na comodidade enquanto os verdadeiros cristãos estão a dar suas vidas por Cristo sem que ninguém sequer se manifeste! Sejamos Homens!

Retomemos. Bem, como disse alguns parágrafos atrás, desde que tomei a resolução de fazer deste um espaço também para a divulgação de notícias, textos e informações sobre os mártires de Cristo (também os da atualidade), foram publicadas diversas postagens sobre o tema, conforme as que seguem abaixo:

Nessa postagem, vemos um artigo seguido do video (chocante) onde um jovem é decapitado por muçulmanos. Seu crime: ter trocado "Allah" por Nosso Senhor Jesus Cristo. Enquanto o jovem aparenta estar rezando, resignado de seu destino, um homem começa a degolá-lo, separando sua cabeça de seu corpo enquanto outro faz algumas preces e recita trechos do alcorão:"Que Allah esteja vingado do apóstata politeísta", "Deus, faz triunfar tua religião, torna-a vitoriosa sobre os politeístas", Allah desfaz os infiéis pelas mãos dos muçulmanos", "Não há outro deus senão Allah e Maomé é seu mensageiro", até que, por fim, o martírio é concluído aos gritos de "Allah Akbar!", algo como "Allah é o maior".

A postagem conta a história de Asia Bibi, católica paquistanesa que foi condenada à morte por crime de "blasfemia contra o profeta Maomé".

A postagem trata do masacre de cristãos que vem ocorrendo no Egito desde a implementação da chamada "primavera árabe".

Nessa postagem, vemos um artigo seguido do VÍDEO (chocante) onde o Padre François Murad - juntamente com um fiel leigo - é decapitado por muçulmanos. Ambos (padre e fiel) não esboçam qualquer reação. Desespero, revolta, nada! Aparentam apenas rezar. Eis que - sob os gritos alucinados dos rebeldes muçulmanos - são decapitados diante de um turba que parece estar assistindo a algum espetáculo de rua (muitos com celulares em mãos se espremem em uma tentativa de captar "as melhores imagens").

Post que mostra o drama de alguns católicos que vieram para a Jornada Mundial da juventude e que queriam refugiar-se aqui. Os jovens vieram não apenas com o intuito de participar do evento mas também de fugir da perseguição que sofrem em seus países de origem.

O vídeo mostra o funeral dos 3 mártires católicos de Maaloula, pequena cidade Síria que era considerada um refúgio para os cristãos. Após a cidade ser invadida por rebeldes muçulmanos, para o cristão restou duas alternativas: ou fugir ou converter-se ao Islã. Os 3 mártires, capturados, preferiram morrer a renegar a Cristo.

A postagem vem acompanhada das imagens do atentado ocorrido no Paquistão onde dezenas de pessoas morreram e outra centena de pessoas ficaram feridas após sofrerem atentado quando saiam de uma Missa. Detalhe: os rebeldes muçulmanos haviam proibido os católicos de celebrar e participar de atos religiosos. Esses mártires de Cristo se expuseram aos riscos por amor à Nosso Senhor.

O artigo fala sobre o brutal assassinato de um jovem católico que, além de decapitado, teve o próprio crucifixo cravado no peito. Os rebeldes muçulmanos, após fuzilarem o carro onde o jovem se encontrava, arrancaram-lhe o crucifixo que trazia ao pescoço e o cravaram em seu peito. Por fim, o decapitaram.

A postagem mostra o martírio de um grupo de soldados cristãos capturados por um grupo de rebeldes muçulmanos. Os sodados de Cristo são colocados de joelhos, um ao lado do outro. Após os muçulmanos esbravejarem gritos de ordem (incluindo o famoso "Allah Akbar"), os soldados católicos são fuzilados por armas de todos os calibres. Uma cena brutal, minimizada apenas pela perceptível tranquilidade e confiança dos mártires.

Aqui a notícia do assassinato do Padre Frans Van der Lugt, 75 anos, talvez o último cristão de uma região Síria outrora florescente. Os rebeldes muçulmanos após invadirem a região, obrigaram os cristãos a fugir. Padre Frans recusou-se. Era o único a permanecer alí. Até ser martirizado.

E o que me faz escrever este artigo, tão específico, sendo que ja vinha publicando com frequência notícias sobre a perseguição dos cristãos no mundo?

Respondo: o agravamento dessa perseguição em países como Iraque, Síria, Nigéria e tantos outros enquanto a comunidade e a mídia internacional SE CALAM! Escrevo, inclusive, para que os cristãos cá do ocidente (aqueles que vivem um cristianismo "ligth") saibam o que está acontecendo com os nossos irmãos de Fé e assim possam fazer algo: denunciar, gritar, questionar, ajudar financeiramente e, sobretudo, REZAR! Rezar por esses irmãos que estão sofrendo na pele o peso de se tornar discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Rezar para que escapem, que sobrevivam a essa terrível perseguição. Rezar para que, caso sejam postos a prova, não vacilem e permaneçam firmes na fé, ainda que com isso venham a perder suas vidas, pois certamente ganharão uma recompensa incalculavelmente maior no Reino dos Céus. Por fim, e principalmente, rezar para que essa perseguição acabe!

Passemos agora ao porquê do título principal deste artigo -"SOU NAZARENO" - assim como da imagem contida no início do artigo (e que também está presente no canto superior direito de nosso blog). Para explica-los, cito uma explicação do Padre Daniel Pinheiro IBP:


Nun“… é uma letra do alfabeto arábico, equivalente ao nosso N. É a primeira letra da palavra “nazareno”, pela qual os maometanos designam, com desprezo, os cristãos. Essa letra é usada pelo recém-criado Estado Islâmico em regiões do Iraque e da Síria para marcar as propriedades dos cristãos. Os cristãos sob o domínio desses maometanos têm quatro opções: 1) apostatar, aderindo a Maomé; 2) pagar uma taxa, a dhimma, vivendo como cidadãos de segunda categoria em terras dominadas pela lei islâmica da xariá; 3) fugir; 4) morrer pela espada.
nazarenos

Pouco depois da criação desse califado, o califa declarou que o objetivo é “conquistar Roma e dominar o mundo.” (The Telegraph) A mídia se cala. Nada se fala do genocídio perpetrado contra os cristãos no Iraque. A vida dos cristãos em países mulçumanos tem se deteriorado rapidamente, desde a invasão dos Estados Unidos ao Iraque, passando pela “primavera árabe” e, agora, por esse Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
A situação é preocupante.
Rezemos e confessemo-nos nazarenos, cristãos, orgulhosos da Cruz de Cristo. O que para eles é desprezível, para nós é glória.”
Como o leitor pode ver, nossos irmão estão sendo cruelmente perseguidos no Iraque. A perseguição aos cristãos no Iraque não vem de hoje, sempre existiu, ainda que de maneira mais contida. Basta lembrar o episódio ocorrido em 10 de novembro de 2010, onde rebeldes muçulmanos invadiram uma Igreja no momento em que se celebrava a Santa Missa. Os sacerdotes tentaram proteger os fiéis assim como o altar com os Sagrados Misterios, no entanto foram metralhados em pleno presbitério. O mesmo destino tiveram os fiéis, incluindo mulheres e crianças.

Os 2 sacerdotes iraquianos, mártires de Cristo, poucos dias antes de entregar suas vidas à Nosso Senhor

E eis o mesmo santo sacerdote, momentos após o martírio

o outro santo sacerdote, trajando as vestes com as quais celebrava a Santa Missa

Sacerdote Iraquiano, Mártir de Cristo

"Anjinho", mártir de Cristo, morto durante a celebração da Santa Missa

Os santos mártires iraquianos de 2010, assim como tantos outros, certamente estão a olhar do Céu o que vem se passando com seus irmãos. Como disse, essa perseguição já vinha ocorrendo, no entanto, tem se intensificado nos últimos anos, até tomar proporções inimagináveis e insuportáveis como agora vemos sob o tal califa que visa "dominar o mundo", subjugando-o ao Islamismo. Para se ter uma idéia, em 2003 havia cerca de 1.500.000 cristãos, o que representava algo em torno de 6% da população. Em 2013, eram apenas 450.000. Agora, praticamente não há mais nenhum.
 
O mais curioso (ou seria cômodo?) disso tudo é o silêncio da comunidade internacional. Vemos notícias alarmantes sobre os conflitos Israel x Palestina / Rússia x Ucrânia e praticamente NADA sobre a perseguição aos cristãos. Não pretendo insinuar que não seja importante noticiar esses conflitos, mas me parece proposital omitir tudo o que se refira à perseguição ao cristianismo - saco de pancadas da sociedade moderna - por parte dos adeptos do Islã - religião "intocável", temida principalmente por conta da reação de seus seguidores a qualquer crítica vinda do ocidente.




Há poucos meses tomamos conhecimento da existência de um grupo radical de rebeldes muçulmanos, o Boko Haram, que há anos vem flagelando a Nigéria. A mídia noticiou, de maneira bastante tímida e após protestos iniciados por pessoas comuns, que o mencionado grupo havia sequestrado um grupo de cerca de 300 estudantes católicas, composto principalmente de adolescentes. Sabe-se que muitas delas foram violentadas (diversas vezes), algumas conseguiram fugir, outras aparecem em um vídeo gravado pelos próprios sequestradores, onde algumas jovens dizem ter se "convertido" ao Islã (seria essa a condição para continuarem vivas). Mas há também aquelas que se negam a renegar a Cristo, ainda que isto lhes custe a vida. Um exemplo de mártir de Cristo entre as pobres meninas nigerianas é o de uma jovenzinha de 15 anos, que teve seu martírio registrado pela câmera do celular de um de seus algozes. Reproduzo o trecho que descreve o martírio, assim como o vídeo, ambos retirados do blog "Pale Ideas":
 
 
"Eu não costumava assistir a esse tipo de vídeo, porque sou suscetível e sensível demais para uma cristã. Mas não apenas decidi assisti-lo como resolvi publicá-lo no Pale Ideas e exortá-los a "perder" dez minutos de seu precioso tempo porque é preciso ver como nasce um santo hoje em dia. E é preciso prestar-lhe esta última homenagem e rezar com ela até o seu último suspiro. Afinal, essa menina está em um lugar melhor do que nós estamos, e nós nem podemos ter a certeza de que e se chegaremos lá.

No vídeo, a vemos tranquila o tempo todo. Não sabe o que vai lhe acontecer? Pode ser, mas a partir de certa altura, não creio que restem dúvidas e mesmo assim ela não parece ter medo ou estar nervosa. Também resta claro que não abjura a Fé verdadeira diante da dolorosa morte iminente. Há uma cova já aberta, onde ela deve entrar e será enterrada, deixando apenas a cabeça para fora. Ela se senta na beirada e seus pés são amarrados. Ela desce na cova e delicadamente retira o chinelinho branco. São feitos ajustes e começam a jogar terra na cova. Isso parece não incomodá-la. Sequer tosse. E eu penso que se fosse eu estaria sacudindo aquela terra para respirar melhor... mas quem sou eu? Ela, então, é vendada (4’20”): para ela não ver os algozes ou para eles não serem desencorajados por ela? A terra continua a cobri-la, e ela começa a falar ou rezar ou cantar (por volta do 7 minutos); não está claro, porque uma música satânica é a trilha sonora do vídeo, o que me fez desligar o som. Os homens, então, param de jogar terra e se afastam. Aos 8’45”, começa o martírio por apedrejamento. Não dá para saber se ela ainda fala/reza/canta. Ao 9’44”, sua cabeça tomba. O apedrejamento continua, mas ela já não se mexe.
 
O vídeo do martírio dessa pequena Santa pode ser visto aqui:
 
 
 
Na Síria, cristãos que se recusaram a professar a fé muçulmana foram crucificados por jihadistas no último dia 18 de abril, conforme relatou à Rádio Vaticano a freira Síria Raghid. Notícia AQUI



No Iraque, militantes jihadistas do Estado Islâmico, IS, (anteriormente denominado ISIS) invadiram no último domingo, a Mar Behnam, um mosteiro do século IV, perto da cidade predominantemente cristã de Qaraqosq, e expulsaram os monges que aí viviam.
  
 Os cristãos de Mosul, cidade histórica para o cristianismo, foram obrigados a fugir para que pudessem continuar vivos. Templos, mosteiros, relíquias e ícones do patrimônio histórico e religioso estão sendo destruídos. Enfim, a perseguição atual aos cristãos, sobretudo em países islãmicos, embora seja obscurecida, escondida, camuflada pelos veículos da mídia internacional, é certamente umas das maiores e mais agressivas de toda a história da Igreja ao longo de seus dois mil anos.


Mosteiro de Mar Behnam - Mosul, destruído pelo Estado Islâmico
Clique na imagem para saber mais sobre a destruição e expulsão dos cristãos de Mosul
E o que buscamos com esse artigo? Simplesmente "chocar" o leitor pouco familiarizado com a crueldade do homem? NÃO!

Primeiramente, a intenção do presente artigo é despertar o cristão para a dura realidade, a realidade de que a Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo exije compromisso, coragem e mesmo heroísmo.
 
Em segundo lugar, ao atingir o primeiro objetivo, fazer com que o cristão fortaleça sua fé, sua convicção ao mesmo tempo em que reconhece possuir uma CRUZ que deve ser carregada, a exemplo de seu Senhor e Mestre.
 
Em terceiro lugar, fazer com que o cristão se compadeça de seus irmãos que sofrem pela mesma Fé, para que assim possam de alguma forma ajudar a esses irmãos que sofrem, rendendo-lhes tributo e homenagem para que sua história e sacrifício não sejam ignorados (no caso dos que já derramaram o sangue por Cristo), auxiliando-os através da divulgação de seu sofrimento e mesmo por meio de ajuda financeira e, por último mas não menos importante, rezando por eles! Que os coloquemos em nossas orações diárias, em nossas intenções, nas intenções da Santa Missa e em todos os momentos que possamos.
 
Também eu, José Santiago Lima, finalizo este artigo dizendo de todo o meu coração:
 
Sou nasrani! I´m nasarah! Sou nazareno! Sou cristão!

"¡Qué viva Cristo Rey!
 


 


Um comentário:

  1. ESSE ISIS foi treinado em Israel pelo Mossad e financiados pelos EUA e Arábia Saudita.
    Israel com isso pretende criar um clima de hostilidades para uma futura guerra para que Europa e EUA lutem contra os muçulmanos para destroi-los para que então Israel possa construir o 3º Templo onde o Anticristo será entronizado.

    Parabéns pelo trabalho de vocês em colaborar para a vinda do anticristo.

    ResponderExcluir