"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Filmes católicos: 3 situações e 1 problema "inexplicável"... ou nem tanto assim

É realmente surpreendente ver a quantidade de filmes estrangeiros lançados anualmente no Brasil, todos com suas respectivas versões dubladas e legendadas. Basta uma visita a uma loja do tipo "blockbuster", a uma vídeo-locadora ou mesmo a um dos milhares de vendedores ambulantes presentes nas esquinas desse nosso Brasil para se ter acesso a uma infinidade de filmes, dos mais artísticos aos mais ridículos... basta ligar o aparelho televisor e sintonizar em qualquer canal da tv aberta, de "tela quente" à "sessão da tarde", de "sessão especial" ao extinto "cinema em casa" para se deparar com títulos os mais diversos, desde superproduções multimilionárias até filmecos amadores de baixíssimo orçamento. E como disse, TODOS com suas respectivas versões dubladas e legendadas... TODOS!

Me surpreende, porém, notar que alguns filmes excelentes - muitos deles podendo ser facilmente classificados como superproduções - não nos chegam para que possamos aprecia-los tal como merecem. O que esses filmes têm em comum? São filmes católico, isto é, filmes que se propõem a transmitir a fé e a doutrina católica, defender a Igreja, contar alguma história edificante, enfim, filmes que - geralmente - trazem temas "politicamente incorretos" ou que destoam das ideias propagadas pela chamada "Nova Ordem Mundial".

É realmente curioso observar que alguns estúdios, emissoras e distribuidores brasileiros se disponham a importar, dublar e legendar verdadeiras porcarias cinematográficas, produções horríveis, malfeitas, ridículas e muitas vezes insignificantes enquanto outras tantas de reconhecida qualidade são verdadeiramente barradas e escondidas do público brasileiro.

Trago 4 exemplos desse problema para conhecimento de nossos leitores:

O 13º Dia (título original: The 13th Day)


O filme retrata a aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. As aparições, o Milagre do Sol e as mensagens de Nossa Senhora são retratados de forma magnífica, em uma excelente produção otimamente interpretada e cheia de efeitos especiais. O filme se passa em preto e branco, tendo suas cenas coloridas apenas nos momentos das aparições e milagres. A produção é britânica, com algumas parcerias de produtores de outros países e foi lançada em maio de 2009. No Brasil chegou uns dois anos depois, apenas em DVD e, estranhamente, o filme foi apenas legendado. Embora já seja grande coisa o encontrarmos a venda no Brasil, o fato de não estar dublado dificulta a assistência das crianças e adultos que tenham dificuldade de leitura. Por que será que não o dublaram??? 
 

O Grande Milagre (título original: El Gran Milagro)


O filme - uma animação produzida nos Estados Unidos - conta a história de 3 pessoas: uma mãe que busca reorganizar sua vida junto a seu filho único após a morte do marido (o pai da criança), uma viúva idosa que procura dar sentido à sua vida e um motorista que descobre estar seu filho gravemente enfermo. Os 3 acabam conduzidos à Santa Missa, onde passam a enxergar a realidade sobrenatural do rito, aquilo que acontece de fato mas que não enxergamos, o que acaba por mudar definitivamente a vida das personagens. O filme é uma ótima catequese para quem deseja conhecer e fortalecer a fé no Santo Sacrifício da Missa. Foi lançado em outubro de 2011, embora nunca tenha chegado ao Brasil... É possível assisti-lo online, inclusive com legenda em português. É uma pena não ter chegado à nossa Terra de Santa Cruz, sobretudo para as crianças.
 

Cristiada (Título original: For Greather Glory / Cristiada)


 
O filme conta a história da Guerra Cristera, a perseguição que a Religião Católica conheceu no México entre 1926 e 1929, quando o governo maçom/comunista proibiu a celebração de quaisquer cerimônias religiosas no México assim como sua assistência. A população mexicana, extremamente católica, juntou-se e - empunhando armas e rosários - formou o exército auto denominado exército cristero, enfrentando o exército anti-cristão. Centenas de cristeros foram martirizados, assim como outros tantos sacerdotes e religiosos, pelo simples fato de não abandonar a Fé.
 
Esse é o caso que mais me surpreende: o filme - uma superprodução - foi lançado em 2012 e é estrelado por diversos astros hollywoodianos, tendo inclusive o ator Andy Garcia como protagonista. No entanto, dois anos depois não o vimos nem nas telas do cinema nem mesmo em DVD. A única alternativa é assisti-lo online, onde por sorte já lhe acrescentaram uma legenda em português.
 
 
Um Deus Proibido (Título original: Un Dios Prohibido)



O filme conta a história da perseguição comunista aos religiosos católicos durante a guerra civil espanhola (1936 a 1939). Trata, especificamente, do martírio de um grupo de sacerdotes e seminaristas da cidade espanhola de Barbastro. Dentre os 4 exemplos citados, é o filme mais recente: foi lançado na Espanha, país onde foi produzido, em julho de 2013. Até o momento não temos qualquer informação se será apresentado nos cinemas brasileiros ou se ao menos chegará em DVD (e dublado, assim esperamos). Enquanto isso, nos consolamos com sua disponibilidade também online, embora apenas em seu idioma original.
 
Bem, assim concluo o pequeno artigo esperando ter atingido 2 objetivos: o 1º é o de ter feito uma crítica ao fato de nos dificultarem o acesso a belíssimos e edificantes filmes católicos. O 2º é o de indicar aos leitores estes 4 excelentes filmes, tanto para os que os desconheciam como para os que ainda tinham dúvidas quanto a assisti-los.
 
Viva Cristo Rey!
 
José Santiago Lima

4 comentários:

  1. Onde consigo comprar o filme el gran milagro,?

    ResponderExcluir
  2. Como faço para comprar o filme el gran milagro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://vimeo.com/141459108
      (salva no http://pt.savefrom.net/)
      ou
      https://gloria.tv/video/EYhJDaHmUiMdSNQH75bzVmMCP
      (aí com o plugin VideoDownloadHelper)

      Excluir
  3. Onde consigo comprar o filme el gran milagro,?

    ResponderExcluir