"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

18º PAPA: São Ponciano - ano 230 a 235

Papa São Ponciano (18º Papa)
Pontificado: do ano 230 ao ano 235


São Ponciano, era natural de Roma. Seu predecessor, Santo Urbano I, havia sofrido constantes perseguições, movidas pelo prefeito de Roma, sob o império de Alexandre Severo. Apesar do imperador apresentar certa compassividade com os cristãos, a guerra era fomentada pelos principais inimigos da Igreja, ou seja, pagãos idólatras e muitos magistrados que eram inimigos terríveis do cristianismo. Foi por esta influência que uma grande quantidade de fiéis tombou morta, inclusive, o próprio Santo Urbano.

São Pio voltado aos fiéis para o
"Dominus Vobiscum", introduzido
pelo Papa São Ponciano
 Eleito papa, ordenou o canto dos Salmos, a recitação do confiteor Deo e o uso do Dominus Vobiscum.

Assumindo São Ponciano o trono pontifício, o imperador Alexandre Severo garantiu certa paz aos cristãos. Esta paz perdurou durante os cinco anos de seu pontificado. Sucede que Alexandre veio a ser assassinado no mês de maio de 235, tendo sido sucedido por Maximiano. Logo que assumiu o trono imperial, o novo governador, movido de fúria, atacou impetuosamente os cristãos, movendo-lhe cruel perseguição. Um dos seus primeiros atos foi a deportação do Papa para as pedreiras da  Sardenha para cumprir trabalhos forçados, onde sofreu duras humilhações e açoites.

Demitiu-se do pontificado pouco depois de ter chegado à ilha, sendo esta a primeira vez que isso aconteceu na história dos papas. Sua renúncia tinha o magnânimo objetivo de não criar dificuldades à Igreja de Roma para a reconciliação com os seguidores de Hipólito, que chegou mesmo à ruptura total, auto ordenando-se bispo e arrastando no cisma parte do clero e do povo de Roma. Hipólito, que também tinha sido condenado ao exílio e ao trabalho forçado nas minas, assim como o seu grupo foi reconduzido à Igreja de Roma.

A Igreja conferiu a São Ponciano o título de mártir. É certo que seu corpo foi encontrado no cemitério de Calixto decapitado, mas não há registros precisos sobre as circunstâncias da sua morte.



São Ponciano Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário