"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Por que NÃO se deve comungar na mão

Quando era pequeno (por volta de meus 9 ou 10 anos), durante 2 anos participei aos sábados da catequese para a 1ª Comunhão. Lá nos ensinavam que a forma correta de se receber a Santíssima Eucartistia era a seguinte: ao aproximar-se do sacerdote, fazer uma inclinação, em seguida receber o Santíssimo nas mão. A mão direita deveria estar sob a mão esquerda, na esquerda o sacerdote depositaria a Eucaristia e então eu, com a mão direita deveria pega-la e leva-la à boca, concluindo assim a forma correta de se comungar.
 
Nos últimos anos descobri que essa não é a forma tradicional da Igreja distribuir o Santíssimo Sacramento da Eucaristia aos fiéis, tanto no rito latino como nos ritos orientais (e nas chamadas Igrejas Ortodoxas). Na maneira tradicional os fiéis NÃO tocam no Corpo de Cristo com as mãos, antes se ajoelham e o próprio sacerdote O deposita diretamente na boca do fiel.
 
Descobri que a prática da comunhão na mão foi uma novidade introduzida recentemente (depois do Concílio Vaticano II) e que tampouco foi o Concílio que determinou essa alteração na maneira de se receber o Corpo de Cristo. Verifiquei que se tratava de uma inovação introduzida em uma diocese específica, depois estendida para várias outras, até finalmente ser permitida por Roma. Pronto. De aí em diante passou não só a ser permitida como também incentivada, espalhando-se por todo o mundo até que se chegasse à situação de nossos dias, onde muitos ensinam que essa é a única maneira correta de se comungar.
 
Há diversos argumentos teológicos que demonstram o porquê desta prática ser - no mínimo - indevida (São Tomás de Aquino mesmo nos explica de maneira clara e inequívoca o porquê de o Corpo de Cristo não ser tocado, exceto por mãos consagradas). Também reproduzirei aqui artigos completos que explicam tudo sobre a comunhão na mão (sua origem, difusão, o porquê de se evitar tal prática, etc).
 
Para começo, reproduzo abaixo um vídeo que por sí só demonstra como essa prática deveria ser evitada ou melhor, banida do culto da Igreja de Deus.
 
Por favor, ASSISTA!
 
 

Um comentário: