"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

sexta-feira, 29 de março de 2013

6ª FEIRA-SANTA da PAIXÃO de Nosso Senhor JESUS CRISTO



É o dia de celebrar o Sacrifício Redentor de Jesus Cristo pela salvação de nossas almas. Por isso mesmo, é triste observar certas comunidades católicas que caem na monotonia, que celebram seus momentos e datas mais importantes sem emoção, sem entrega verdadeira e sem entrar no espírito da celebração. Isso é válido para todos os momentos do Calendário Litúrgico, e mais ainda na ocasião das vésperas da Páscoa do Senhor, o momento máximo da Igreja, quando ela inteira vem celebrando a Semana Santa. É uma ocasião simplesmente maravilhosa para renovarmos a nossa espiritualidade e a nossa fé em Jesus Cristo! É uma semana que começa contemplativa, segue introspectiva e se encerra em festa.

Na expectativa do Domingo da Páscoa e da Ressurreição do Senhor, vivemos quarenta dias de contrição, interiorização e penitência, para comemorar enfim a grande Vitória sobre o pecado e a morte. Vencendo as forças das trevas, Jesus ressurgiu triunfal, para nos garantir a vida eterna! Mas antes do momento de celebrar a nossa alegria cristã, por sermos católicos e por termos sido feitos filhos de Deus, precisamos viver a Sexta-Feira da Paixão do Senhor.


Este é ainda o primeiro dia do Tríduo Pascal. O que Jesus realizou ontem nos ritos da Santa Ceia, Ele hoje realiza na dureza e angústia da Cruz: entregou-se totalmente por nós, consumou por nós a sua vida, numa total entrega ao Pai, para nos reconciliar com Deus. Hoje não é dia de reuniões festivas nem de se empanturrar com bacalhoadas e se entregar ao consumo das bebidas alcoólicas. Hoje, o verdadeiro cristão católico jejua e se abstém de carne. Hoje não se celebra a Eucaristia, mas, às 15 h, os cristãos se reúnem em santa assembléia para fazer memória da Paixão e Morte do Senhor, exaltando a Santa Cruz. Que o dia de hoje seja de silêncio, oração e penitência. São as leituras do dia:

# Is 52,13 – 53,12
# Sl 30
# Hb 4,14-16; 5,7-9


Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. A Liturgia de hoje é solene e dramática. O Altar é desnudo; nenhum ornamento... Quase não há palavras para exprimir o Imenso Mistério que celebramos: o eterno Filho, Deus Santo, Vivo e Verdadeiro, nesta tarde sacratíssima, por nós se entregou ao Pai, em total obediência, até à morte, - e morte de cruz! Para contemplar o Mistério hoje celebrado, tomemos, então, com temor e tremor, as palavras da Epístola aos Hebreus, que escutamos.


Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. Eis aqui uma realidade que jamais poderemos compreender totalmente! O Filho Eterno, o Filho que viveu sempre na intimidade do Pai, o Filho infinitamente amado pelo Pai no seu caminho neste mundo, aprendeu a descobrir, a cada dia, a vontade do Pai Celeste e a ela obedecer! Mais ainda: esta obediência lhe custou lágrimas, angústias, humilhação, dores e sofrimento extremo! Toda a existência do Senhor Jesus foi uma total dedicação ao Pai, uma absoluta entrega, no dia-a-dia, nas pequenas coisas... Jesus foi procurando e descobrindo a vontade do Pai nos acontecimentos, nas pessoas, nas Escrituras... E pouco a pouco foi percebendo que esta Vontade ia levá-lo à cruz. E Ele, nosso Deus Salvador, Poderoso e Forte, e ao mesmo tempo doce, manso e humilde de coração, foi se entregando, se esvaziando, se abandonando por Amor a cada um de nós...

“Abba! Pai! Tudo é possível para Ti: afasta de mim este cálice; porém não o que eu quero, mas o que Tu queres!” (Mc 14, 36). Para o Senhor Jesus Cristo, como para nós, a Vontade do Pai muitas vezes pareceu enigmática, e Ele teve que discerni-la e descobri-la entre trevas densas e dolorosas. Mas, ao fim, como nos comove a entrega total do Cristo: “Pai, em tuas Mãos entrego o meu Espírito!” (Lc 23, 46). Em tuas Mãos, amado Pai, eu me abandono! Para nós, o Filho é modelo e caminho de amor ao Pai. Ser cristão é entregar-se ao Senhor Deus como ele se entregou. E esta entrega total foi por nós: “Cristo, por nós, fez-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,8).


Quantos traidores Cristo tem hoje, entre aqueles
que "comem do mesmo prato" que Ele?

“Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. Isto é, tornado perfeito na obediência, consumando toda a sua existência humana de modo amoroso e total, entregando-se ao Pai por nós, ele se tornou causa da nossa salvação! Vede, irmãos: não se oferece mais ao Pai sacrifícios de vítimas irracionais e impessoais! Agora é o próprio Cordeiro santo e imaculado que, com todo amor do seu coração, com toda dedicação de sua alma, se oferece livremente por nós todos! Por isso ele “tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”, isto é, desde que nós entremos na sua obediência e dela participemos na nossa vida. Entremos nessa obediência bendita e amorosa do nosso Senhor: façamos de nossa vida uma entrega total ao Pai com Jesus: entrega de nossos atos, de nossos pensamentos, de nossos afetos, de nossos negócios, de nossa vida familiar e profissional, de nossas decisões e escolhas, de nossas relações humanas... Tudo, absolutamente tudo, ofereçamos ao Pai com Jesus e por Jesus e entraremos na salvação que nos trouxe por sua cruz! Nesta santíssima Sexta-Feira da Paixão, somos convidados a não somente contemplar, admirados, a entrega total do Filho ao Pai amado, mas também somos chamados a participar dessa mesma entrega. É assim que Cristo é causa de salvação para nós!

Senhor Jesus, que o teu sublime exemplo de amor ao Pai e a nós, nos comova e converta o coração, tire-nos da preguiça espiritual e de uma vida cristã morna e falsa! Senhor, obrigados por tão grande prova de amor a nós e ao mundo todo! Obrigados por tuas dores, obrigados por tua cruz, obrigados por tua morte e por tua sepultura!


Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Com o exercício da Via Sacra, recordamos as dores que nosso Redentor sofreu no caminho, do Pretório de Pilatos, onde foi condenado à morte, até o Monte Calvário, onde, por amor a nós, foi sacrificado na Cruz. Quando rezamos a Via Sacra, percorremos o caminho doloroso do Calvário, que Jesus enfrentou em silêncio, até a morte tenebrosa, por nossa salvação.

Na Via Sacra, Cristo carregou as culpas das pessoas de todos os tempos e lugares. Mas Jesus ainda continua sendo torturado e crucificado por homens que se deixam guiar por suas paixões, pela ignorância, pela ganância desmedida, que se deixam seduzir por falsos profetas que adoram o dinheiro como único deus e ensinam que o Evangelho se resume a uma espécie de manual para alcançar prosperidade.

Porém, se sobre os ombros do Senhor pesou a Cruz do sofrimento de toda a humanidade, ela também representa a nossa vitória final. Sua Cruz deve se refletir em nossas vidas e em todas as nossas obras, seja em nível pessoal ou profissional, sejamos nós ricos ou pobres. Os homens que prendem, amarram, escarnecem e espancam Jesus simbolizam todas as nações, classes e raças do mundo, quando não o ouvem. São a nossa imagem, quando não procuramos fazer a nossa parte como cristãos.

A Vida Eterna, porém, não nos é imposta: se Cristo não é acolhido, não dá fruto em nós, nesse caso seu Sangue foi derramado inutilmente. Jesus tomou tudo a Si e em Si, pelo bem de todos. Nossa parte é acolhê-lo verdadeiramente, profundamente, em nossos corações e almas. É este o meio de morrermos com Ele para as dores e frustrações deste mundo e renascermos para uma Eternidade de Amor e Luz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário