"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Quando a LITURGIA não agrada a DEUS...

Aproveitando o ANO DA FÉ proclamado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, postaremos uma série de artigos que esperamos - com o auxílio da graça divina - possam contribuir para o aumento da FÉ dos católicos que visitam este pequeno blog.
 
A restauração da Fé católica está, em grande parte, intimamente relacionada à restauração da LITURGIA, que atualmente se vê tão desconhecida, ignorada e muitas vezes vilipendiada tanto pelo povo como por aqueles que deveriam ser os primeiros a zelar por Ela. 
 
Esse triste fenômeno, embora mundial, encontra maior representação em nossa Terra de Santa Cruz, portanto, atendendo ao apelo do Santo Padre, de nossa parte iniciaremos ações que possam contribuir para a restauração da Fé em nosso país. Uma destas ações consiste em aprender mais sobre LITURGIA para que assim possamos abandonar erros e abusos litúrgicos, independente da condição em que nos encontramos, desde o último dos leigos até o mais célebre dos Bispos... a Liturgia é divina e nós, muito pequenos para nos crermos senhores d´Ela.

¡Viva Cristo Rey!
 
*     *     *     *     *
 
RECUPERAR A LITURGIA É DEFENDER A FÉ CATÓLICA

 
Não é de hoje que querem destruir a Igreja de Cristo. Durante a sua história muitos inimigos surgiram e muitos foram derrotados, não por ela que é frágil, mas por Aquele que a sustenta. A Igreja é alicerçada em Jesus Cristo que prometeu que as portas do inferno jamais prevaleceriam contra ela.
 
Infelizmente a cada investida dos que desejam destruir nossa fé, muitos católicos, sobretudo os menos preparados acabam ficando pelo caminho e perecendo em virtude das ciladas armadas para os amados de Deus.
 
O tempo passa e as armas mudam. Revestem-se de novas roupagens e continuam a nos atormentar. E nós católicos, precisamos aprender as táticas do inimigo para defender a Igreja de Cristo, a nós mesmos e aos irmãos menos fortalecidos na fé, afinal de contas não queremos perder nenhum dos nossos irmãos. A novidade dos tempos atuais é que não querem destruir a igreja de fora para dentro, mas de dentro para fora!
 
Hoje cedo, estava lendo uma postagem do ACI Digital onde o Subsecretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Mons. Juan Miguel Ferrer Grenesche, assinalou que:
 
“…existem alguns grupos que tentam destruir a Igreja porque a vêem como um obstáculo que lhes impede de dominar o mundo com legislações que “atentam contra os fundamentos mesmos da civilização”. (para ler a matéria completa clique aqui)
 
O que me chamou a atenção é que o Monsenhor Miguel Ferrer afirma nesta matéria que para que lutemos contra os inimigos modernos da nossa Igreja, é necessário que os sacerdotes tem a missão de ajudar seus fiéis a retomar a identidade católica que portamos, o desejo de conversão interior, a busca pela vocação e santidade e o desejo a missão. Em outras palavras ele está dizendo que a Igreja Católica precisa resgatar no católico o desejo de viver a fé católica a começar da nossa liturgia que ultimamente está sendo minada por dentro. Destruindo a liturgia, que é Divina, o resto vem…
 
De fato, cabe a todas as dioceses do Brasil e do mundo, investir na formação litúrgica dos seus sacerdotes e também dos fiéis que dela participam. É preciso resgatar a nossa liturgia que anda meio perdida em muitos lugares do nosso país. Infelizmente a
teologia marxista da libertaçãocausou estragos profundos na nossa liturgia que perduram até hoje. É triste participar de missas onde os próprios sacerdotes propõem aos fiéis abusos litúrgicos escabrosos. A liturgia pertence a Deus e não aos homens. Uma liturgia feita como se deve, sem invencionices advindas de leigos ou sacerdotes, além de bela, se constitui em um importante veículo de evangelização.
 
Para lutar contra o inimigo, precisamos formar e fortalecer o nosso exército. E não há alimento mais forte e mais poderoso do que a Santa Eucaristia. Ela é o Pão da Jornada.
Nada mais justo que no Ano da Fé, as dioceses e paróquias revejam a maneira com que estão vivendo a liturgia, abandonem os abusos litúrgicos, corrijam sacerdotes e leigos que participam da liturgia da forma errada e readquiram a normativa correta para celebrar bem a Santa Missa. Faz-se importante também, que nos seminários espalhados no Brasil, os reitores e professores acendam nos seminaristas o amor e o zelo pela Sagrada Liturgia, afinal como a
teologia marxista da libertaçãoé um movimento velho que está agonizando, convém investir na formação dos neo-sacerdotes no sentido de retirar das celebrações litúrgicas todos os abusos que a mesma causou. É bem verdade que outros movimentos católicos contribuíram e contribuem com os abusos litúrgicos nas nossas celebrações, mas a confusão começou mesmo foi na velha TL de Boff e Beto.
 
É justo recordar que durante séculos e mais séculos de história, a Igreja não tinha um veículo de comunicação e sua formação se dava na paróquia, na catequese e na liturgia. A eucaristia e a confissão sempre foram esteios para a fé católica e grandes armas na luta contra os inimigos da nossa Igreja. Portanto, precisamos zelar com afinco para que a Santa Igreja retome a liturgia como se deve. É missão minha, sua e de todos os católicos. Inclusive aqui no blog, estamos criando uma categoria para falar exclusivamente sobre liturgia (para ler os textos já publicados clique aqui).
 
Pax Domini
 
 
Nota do Blog: Embora este blog defenda a Liturgia Romana Tradicional (Forma Extraordinária), publicará artigos como este que auxiliam a correta celebração do Novus Ordu, que é a forma como em geral se celebra a Santa Missa em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário