Imagine que você chegou em Vigo na ancestral
Galícia (ó ondas do mar de Vigo, vistes meu amigo?), a caminho de
Santiago da Compostela pelo caminho convencional de Portugal. Você está fazendo
tudo certinho, levando a caderneta dos carimbos, a concha, o cajado e a pedra de
20 kg (vamos assumir que nesta história um peregrino de Santiago deva levar uma
pedra de 20 kg. Na vida real não precisa da pedra)
Enfim você chegou em Vigo cansado e arrebentado, aquela pedra na mochila estava te matando. Ai você chega num estalajadeiro e pergunta onde é o caminho. O estalajadeiro diz que você esta no caminho certo, no caminho A... mas que também há o caminho B que você poderia ir (vamos supor que existam dois caminhos portugueses para Santiago. Na vida real, de Portugal, só há um caminho).
- Nenhuma, os dois
dão em Santiago
- Mas este é mais curto, então??
- Não, os dois caminhos são iguais
- Ah, mas o outro caminho deve ter mais subida, deve cansar mais
- Não, não, são iguais em dificuldade do percurso
.- Perai, se são iguais em distância e dificuldade, qual a diferença entre este caminho A, este aqui, e o caminho B.
- Ora, señor, nenhuma... quer dizer, neste aqui você deve levar a pedra de 20kg...
- E no B?
- No B... não.
- E vou chegar lá igual?
- Igual
- Então porque raios estou me cansando no caminho A carregando esta pedra pesada?
- A pedra é parte do caminho A.
- Por que a diferença?
- Bem, é tradição do caminho A carregar a pedra. Pedro, Paulo, Antonio, Francisco, Tomas, Teresa, Inácio que andaram pelo caminho A levaram a pedra
- E o B nao?
- É... Martinho, o criador do caminho B, não carregou a pedra. Depois dele vieram Calvino, Zwinglio, Henrique da Inglaterra, Wesley, Willian...
- Então vá p/ PQP que não aguento mais esta pedra terrível e vou para o caminho B que chega igual
- Hum... não... fique no A, por favor...
- Por quê se estou me matando?
- Hum... o A é... o A é... o A é o A, sabe? Tem a pedra, chega igual ao B, mas o A é... muito bacana, sabe...
- Pro Inferno com o caminho A e sua pedra! Eu vou agora pelo B. Deve ter sido um bando de velhos sádicos e corcundas que criou esta regra sem sentido!
- Mas este é mais curto, então??
- Não, os dois caminhos são iguais
- Ah, mas o outro caminho deve ter mais subida, deve cansar mais
- Não, não, são iguais em dificuldade do percurso
.- Perai, se são iguais em distância e dificuldade, qual a diferença entre este caminho A, este aqui, e o caminho B.
- Ora, señor, nenhuma... quer dizer, neste aqui você deve levar a pedra de 20kg...
- E no B?
- No B... não.
- E vou chegar lá igual?
- Igual
- Então porque raios estou me cansando no caminho A carregando esta pedra pesada?
- A pedra é parte do caminho A.
- Por que a diferença?
- Bem, é tradição do caminho A carregar a pedra. Pedro, Paulo, Antonio, Francisco, Tomas, Teresa, Inácio que andaram pelo caminho A levaram a pedra
- E o B nao?
- É... Martinho, o criador do caminho B, não carregou a pedra. Depois dele vieram Calvino, Zwinglio, Henrique da Inglaterra, Wesley, Willian...
- Então vá p/ PQP que não aguento mais esta pedra terrível e vou para o caminho B que chega igual
- Hum... não... fique no A, por favor...
- Por quê se estou me matando?
- Hum... o A é... o A é... o A é o A, sabe? Tem a pedra, chega igual ao B, mas o A é... muito bacana, sabe...
- Pro Inferno com o caminho A e sua pedra! Eu vou agora pelo B. Deve ter sido um bando de velhos sádicos e corcundas que criou esta regra sem sentido!
E você, o peregrino, atira bem longe a pedra...
Captaram, né? Santiago da Compostela é o Céu e
a Salvação. O caminho A é o catolicismo. O caminho B é protestantismo. O
peregrino é o vocacionado, e a pedra é o celibato/voto de castidade (e de
obediência e de pobreza também, para quem o faz). O estalajadeiro é o orientador
vocacional. Infelizmente, nos seminários, confundem ecumenismo com irenismo,
aquela heresia que diz todas as religiões serem boas para salvação.
Então por que cargas d´água terá o pobre que
deseja servir a Deus ser eivado de tantas obrigações se é tudo igual? Ninguém é
católico porque acha linda a carinha de vovô fofinho dos nossos arcebispos. Não
é a toa que seminaristas invejam os aspirantes a pastores. E tão poucos seguem o
caminho. E se continuam seguindo depois do seminário, secretamente jogam a pedra
no lodo e seguem a escola do bispo Lugo.
O final certo da nossa história dos dois caminhos é o seguinte, contada pelo estalajadeiro, que é nosso formador de padres:
- O caminho B diz
que chega. Não duvido que alguns que tenham começado pelo B sem nunca terem
ouvido falar do A cheguem por ele. Mas ele é muito sinuoso, mal sinalizado, você
depende só da leitura de seus mapas para chegar lá, não tem placas indicando, os
guias que estão por ele nunca concordam na direção, é fácil se desviar na
floresta e ser devorado pelos lobos, ou nas montanhas cair num abismo. Dos que
sairam da certeza do caminho A para as contradições do B, nunca ouvi falar de
quem tenha chegado em Santiago. O caminho A é o caminho original que passaram
todos. É plano e reto, há várias placas pelo caminho e todos os guias falam a
mesma coisa. Não dá para se perder no caminho A, só se você mesmo decidir sair
da estrada. Seguindo o caminho A, seguindo as placas e os guias, chega-se em
Santiago com certeza. Há a pedra, é verdade, mas com um caminho tão leve, tão
trilhado e tão rápido, você nem sente o peso da pedra, muito pelo contrário,
quanto mais se avança parece que a pedra fica leve, leve e leve. Afinal, o
próprio Jesus Cristo recomendou esta pedra, ele mesmo carregou ela e sabemos que
seu jugo é suave. Finalmente, quando você chega em Santiago, verá a pedra se
transformar em diamante puríssimo, que ficará numa coroa que será colocada na
sua cabeça, quando você se sentar com Deus na Glória a direita do Apóstolo
Tiago. Como diria Moisés, escolhe, pois a benção, e não a maldição!
Também posso interpretar o peregrino como o cristão leigo, que pode optar pelo caminho A com a pedra que são todas as práticas ultrapassadas (confissão, penitência, arrependimento, conformidade com os padecimentos do dia a dia, missa "fria", etc) ou o caminnho B sem a pedra (basta "aceitar jesuis" e já estou salvo, vou "prosperar" enchendo o bolso de dim dim e receber a "benção", posso "casar" quantas vezes quizer, os cultos são emocionantes, participativos, dançamos e cantamos, ô glória)...
ResponderExcluirSó que o caminho A leva a Santiago, o B... leva a GEENA.