"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As SOLAS do Protestantismo - "Evangélico", você conhece a sua fé? - RESUMÃO


Sou professor, trabalho com jovens, justamente daquela faixa etária mais "questionadora", pra não dizer: a fase dos que "sabem tudo e que possuem opinião formada" sobre qualquer tema que lhes possamos apresentar (acreditem, também passei por essa fase).
Dentro de minhas possibilidades, tento orientá-los sempre que surge algum problema relacionado aos assuntos espirituais ou que fira a justiça e a verdade, embora, infelizmente, tenhamos (nós professores) que seguir a "filosofia da empresa" não entrando em temas polêmicos ou que distoem dos conteúdos programados para o curso que ministramos.
 
Presenciei, em certas ocasiões, opiniões que me motivaram a escrever este pequeno texto pois correspondem não apenas ao pensamento dos jovens que às expressaram mas sim ao de quase todos os auto denominados "evangélicos".
 
Certa vez, enquanto trabalhávamos um conteúdo previsto no cronograma do curso, um jovem trouxe à discussão em grupo o tema da "Reforma" (termo este desconhecido inclusive por ele), dizendo que "em tempos atrás a Igreja Católica oprimia o povo com suas mentiras, foi então que surgiu um libertador chamado Lutero que se revoltou contra essa opressão e mostrou ao povo a Bíblia que eles desconheciam, libertando o povo cristão pra que pudessem praticar o cristianismo"...
 
Coincidentemente ou não, trabalhando o mesmo conteúdo com outra turma (falávamos sobre ideologias), uma jovem trouxe uma afirmação muito parecida: "é igual na idade média, quando a ideologia dominante era a da Igreja Católica, que era tão corrupta que fez com que um homem chamado Lutero se revoltasse com tanta sujeira e criasse a primeira igreja cristã, que seguia a bíblia!"
 
Numa terceira turma, em outra situação, também uma jovem disse que "no passado a Igreja Católica perseguia as minorias que não queriam seguir sua religião". Como fonte de tal acusação citou um filme que havia assistido, se não me engano "Alexandria", onde contou que uma jovem era perseguida pelos católicos porque acreditava nos astros e no universo...
Disse ainda que religiões afro brasileiras (macumba, segundo ela) vieram da Igreja Católica.
Logo após afirmou que "Jesus fundou a Igreja Católica mas que, como essa se corrompeu, foi então necessário que surgisse um "homem de Deus" para iluminar o mundo e trazer de volta o Cristianismo". Seu nome? Lutero!
Outro jovem se manifestou contra tal afirmação, dizendo que "Jesus não fundou igreja alguma: onde na Bíblia encontramos essa passagem?"
 
Por fim, segunda-feira passada, jovens discutiam sobre o que seria um cidadão ideial... foi quando deram como exemplo... JESUS. Começaram a discutir de maneira calorosa, então um dos jovens se manifestou reproduzindo um slogam mais repetido que música de disco arranhado: "Placa de igreja não salva ninguém!"
 
 
Bem... além do festival de calúnias e mentiras repetidas e da visível ignorância teológica/histórica/religiosa dos jovens em questão, o que mais todos tinham em comum?
 
TODOS se declaravam EVANGÉLICOS.
 
Além das mencionadas, pude verificar outras semelhanças contidas em suas opiniões:
 
  1. Não importa a Igreja (desde que não seja a Católica) para a salvação, o que importa é ser cristão (vai saber o que significa este termo para eles...)
  2. A Igreja Católica era e continua sendo corrupta, opressora e "não seguindo a Bíblia".
  3. Martinho Lutero foi praticamente um Santo (bem, como não gostam deste termo, o substituiremos por "homem de Deus").
Ao questioná-los sobre suas opiniões, verifiquei que eles apenas refletem o pensamento de quase todos os protestantes auto intitulados evangélicos... Desconhecem completamente noções básicas de história e religião (inclusive das próprias que dizem seguir), repetindo como papagaios o que ouvem de pessoas, como eles, ignorantes (no sentido de desconhecedores).
 
Ao perguntar-lhes sobre o que pensam a respeito das "SOLAS" do protestantismo, demonstraram desconhecer tal palavra, muito provavelmente, tendo pensado nas solas da foto acima.
 
Enfim, para que se possa demonstrar os erros contidos nestas crenças errôneas que estão se difundindo de maneira tão ampla e acelerada, abaixo tentaremos demonstrar de maneira resumida -um RESUMÃO conforme descrito no título deste post - quais são os fundamentos ou pontos em comum da maioria das "fés" protestantes, uma vez que não existe "Fé Protestante/Evangélica" mas sim centenas ou milhares de fés com apenas alguns princípios em comum. Estes princípios são conhecidos como as "SOLAS" do Protestantismo. Embora normalmente são definidas como 5 solas, duas delas - Sola gratia e Soli Deo gloria - ou não são cridas ou postas em prática pela maioria das fés protestantes ou já estão relacionadas as 3 que vamos descrever brevemente:
  • SOLA SCRIPTURA (Somente a Escritura): é o princípio protestante segundo o qual a Bíblia é suficiente como única fonte de doutrina e prática cristãs, quase sempre devendo ser interpretada ao pé da letra. Com isso ignora-se a História, a chamada Tradição e toda e qualquer outra fonte que não a Bíblia - Somente a Escritura. É este princípio que faz com que o protestante creia somente naquilo que "tá escrito na Bíblia" ou que "a Bíblia diz..."
  •  
  • SOLA FIDE (Somente a Fé): é o princípio protestante que afirma ser necessária somente a "fé" em Jesus Cristo para a salvação do homem. Este princípio também se opõe à crença católica de que além da posse da fé verdadeira deve-se colocá-la em prática por meio de obras de caridade, portanto aliando a fé às obras. A Sola Fide também afirma que o homem apenas possuindo Fé em Cristo, independente de obras ou do faça será salvo, não importando mais os seus pecados passados, presentes ou mesmo futuros desde que "aceite Jesus" e tenha fé nele e na sua graça. É este princípio que faz com que o protestante acredite piamente que "já está salvo".
  •  
  • SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo): é o princípio protestante que afirma ser somente Jesus Cristo o medianeiro entre Deus e o homem, excluindo toda necessidade de se recorrer a Igreja Católica com seus sacramentos, de se pedir intercessão dos santos, de se recorrer a padres ou qualquer homem para se obter perdão. Incluindo a Sola Deo Gloria e a Sola Gratia, negam a necessidade e a possibilidade de se enaltecer, "glorificar" ou demonstrar qualquer sinal de reverência para com qualquer pessoa que não Jesus (embora o façam com os líderes de suas seitas). É este princípio que faz com que a cada dia qualquer protestante, por acreditar ter uma "ligação direta" com Jesus, creia ter autoridade para fundar uma nova "igreja".
Podemos citar ainda como princípio protestante, o LIVRE EXAME. De acordo com este princípio protestante, todo e qualquer homem que tem autoridade para, livremente examinar e interpretar os textos das Escrituras Sagradas, não necessitando mais de qualquer outra autoridade para isso (como no catolicismo onde o Magistério da Igreja que detem este poder). Somando as SOLAS apresentadas acima com o LIVRE EXAME das Escrituras podemos já ter noção do porquê existirem mais de 30.000 "fés evangélicas" professando crenças diferentes entre si (para citar apenas com as oficialmente registradas).
 
Enfim, agora que conhecemos - mesmo que resumidamente - as bases das fés protestantes, fica mais fácil de compreendermos o problema, identificarmos seus erros e refutá-los.
 
Em próximas postagens indicaremos excelentes artigos de outros sites que demonstram por que se deve abandonar este ERRO de se identificar como evangélicos aqueles que na verdade estão - na maior parte inconscientemente - em pecado de heresia, fazendo com que retornem à Única Fé Verdadeira: A FÉ CATÓLICA.

¡Viva Cristo Rey!

Nenhum comentário:

Postar um comentário