Papa São Bonifácio I (42º Papa)
Pontificado: 28 de dezembro do ano 418 a 04 de setembro de 422
Símaco, prefeito de Roma, requereu o arbítrio para julgar a questão em razão de seu cargo político. Influenciado pelo prefeito Símaco, o ImperadorHonório decidiu apoiar o antipapa Eulálio, colocando-o na Basílica de São João de Latrão após expulsar de Roma o Papa Bonifácio I. Os defensores do verdadeiro Papa foram em sua defesa junto ao imperador, que convocou Bonifácio e Eulálio a seu tribunal, interferindo ainda mais arbitrariamente numa questão que não lhe dizia respeito. Eulálio não compareceu diante do imperador a ainda quis permanecer na Basílica de São João de Latrão pela força das armas. Então, por ordem do imperador, o antipapa e seus seguidores foram expulsos, tendo o verdadeiro Papa enfim assumido o posto que lhe era seu por direito.
Opôs-se ao pelagianismo e decidiu sobre o problema do prelado de Arles sobre os bispos da Gália. Teve de interferir em diversos problemas que abalavam a Igreja de então, inclusive nos distantes arcebispados da Igreja na África, o que só reforçou a autoridade do Bispo de Roma como autoridade suprema na Igreja. Em 422 escreveu aos bispos da Macedônia:
"Pertence ao bem-aventurado apóstolo Pedro, com base na afirmação do Senhor, o cuidado, por ele assumido, da Igreja Universal, que segundo o testemunho do evangelho, sabia sobre si fundada. (...) Esteja longe dos sacerdotes do Senhor (...) tornar-se (...) rival de modo particular aquele junto o qual o nosso Cristo estabeleceu o ápice do sacerdócio; se alguém ousar ultrajá-lo, não poderá habitar o reino dos céus. "A ti", diz ele, "darei as chaves do reino dos ceus" [Mt 16:19], e neste ninguém entrará sem o favor do porteiro" (Denzinger-Hünermann [*234]).
Após longo trabalho apostólico, entregou seu espírito a Deus no dia 04 de setembro de 422, em Roma..
São Bonifácio I Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário