"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

42º PAPA: São Bonifácio I - ano 418 a 422

Papa São Bonifácio I (42º Papa)
Pontificado:  28 de dezembro do ano 418 a 04 de setembro de 422
 
 
 
Nascido em Roma, foi ordenado presbítero pelo Papa Dâmaso I (366 a 383), tendo servido como representante do Papa Inocêncio I em Constantinopla (ano 405). Foi eleito para a Cátedra de Pedro sucedendo ao Papa Zózimo em 28 de dezembro de 418. O início de seu pontificado foi marcado por intenças disputas, uma vez que parte do clero apoiada por Carlos de Ravena, "elegeu" Eulálio como "papa", gerando tremenda confusão durante os dois primeiros ano de seu pontificado.

Símaco, prefeito de Roma, requereu o arbítrio para julgar a questão em razão de seu cargo político. Influenciado pelo prefeito Símaco, o ImperadorHonório decidiu apoiar o antipapa Eulálio, colocando-o na Basílica de São João de Latrão após expulsar de Roma o Papa Bonifácio I. Os defensores do verdadeiro Papa foram em sua defesa junto ao imperador, que convocou Bonifácio e Eulálio a seu tribunal, interferindo ainda mais arbitrariamente numa questão que não lhe dizia respeito. Eulálio não compareceu diante do imperador a ainda quis permanecer na Basílica de São João de Latrão pela força das armas. Então, por ordem do imperador, o antipapa e seus seguidores foram expulsos, tendo o verdadeiro Papa enfim assumido o posto que lhe era seu por direito.

Opôs-se ao pelagianismo e decidiu sobre o problema do prelado de Arles sobre os bispos da Gália. Teve de interferir em diversos problemas que abalavam a Igreja de então, inclusive nos distantes arcebispados da Igreja na África, o que só reforçou a autoridade do Bispo de Roma como autoridade suprema na Igreja. Em 422 escreveu aos bispos da Macedônia:

"Pertence ao bem-aventurado apóstolo Pedro, com base na afirmação do Senhor, o cuidado, por ele assumido, da Igreja Universal, que segundo o testemunho do evangelho, sabia sobre si fundada. (...) Esteja longe dos sacerdotes do Senhor (...) tornar-se (...) rival de modo particular aquele junto o qual o nosso Cristo estabeleceu o ápice do sacerdócio; se alguém ousar ultrajá-lo, não poderá habitar o reino dos céus. "A ti", diz ele, "darei as chaves do reino dos ceus" [Mt 16:19], e neste ninguém entrará sem o favor do porteiro" (Denzinger-Hünermann [*234]).


Após longo trabalho apostólico, entregou seu espírito a Deus no dia 04 de setembro de 422, em Roma..
 
 
 
 
São Bonifácio I Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário