"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

domingo, 8 de junho de 2014

Razões pelas quais nos opomos à comunhão na mão

Caríssimos leitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
 
Já postamos aqui em nosso blog um pequeno artigo acompanhado de um vídeo onde demonstrávamos a inconveniência de se distribuir/receber a Sagrada Eucaristia na mão.
 
O pequeno artigo que pode ser visto AQUI, após uma pequena introdução, traz um vídeo intitulado "Jesus está no chão". Como o próprio título diz, o vídeo trata de demonstrar como a recepção da Comunhão na mão favorece a perda/queda de micropartículas da Hóstia consagrada no chão, seja por terem ficado presas à mão do fiel que a recebeu e caírem ao chão instantes depois, seja por cairem ao chão na própria ação: cibório - mão do sacerdote/"mece" - mão do fiel - boca do fiel - uma vez que na Missa Tradicional, no trajeto da saída da Hóstia pelas mãos do sacerdote à recepção na boca por parte do fiel há uma "patena de comunhão", instrumento que serve justamente para aparar as micropartículas que possam se desprender da Hóstia, evitando que elas caiam ao chão. E qual a importância desse "detalhe"?
 
O fato de isso não ser apenas um "detalhe", mas antes, estar totalmente relacionado ao Dogma da Presença Real! E o que isso quer dizer? Ora, todo católico DEVE CRER com fé divina e católica, isto é - submetendo o seu intelecto, a sua vontade e o seu coração - à verdade de Fé que a Eucaristia, isto é, a Hóstia consagrada, É O CORPO DE CRISTO! Assim disse Nosso Senhor, assim afirmou a Igreja, assim definiram os Concílios, os Papas, em suma, a Escritura, a Tradição e o Magistério da Igreja.
 
Esse dogma nos manda crer que na Sagrada Hóstia encontra-se Nosso Senhor Jesus Cristo em corpo, sangue, alma e divindade e que isso se dá na Hóstia consagrada por inteiro e em cada partícula que a compõe. Sendo assim, Nosso Senhor está Todo presente em todas as Hóstias verdadeiramente consagradas em todo o mundo assim como na mínima partícula que desgraçadamente caiu ao chão.
 
Como nos mostra o vídeo, "Jesus está no chão" em cada partícula de seu Santíssimo Corpo que é derrubada, pisoteada e esquecida nos solos de nossas Igrejas. Só esse já deveria ser motivo suficiente para que fosse abandonada a prática da Comunhão na mão e as basílicas, santuários, catedrais, paróquias, comunidades e capelas em todo o mundo voltassem à pratica tradicional de se receber a comunhão diretamente na boca.
 
Mesmo assim, reproduzimos abaixo um artigo que traz diversos argumentos teológicos, históricos e lógicos que esclarecem o porquê de nós do Apostolado Morro por Cristo nos apormos à comunhão na mão. Assim como os motivos apresentados no vídeo, essas explicações certamente esclarecerão ao leitor sobre o porquê da necessidade da Igreja e de cada católico retornar à essa prática tão importante para a conservação da Fé na Presença Real de Cristo na Eucaristia e de sua consequente adoração.
 
Veremos a importância de se receber a Comunhão da maneira tradicional: na boca, de joelhos e das mãos do sacerdote!
 
 ¡Que Viva Cristo Rey!
 
José Santiago Lima

*                            *                            *                            *                            *                            *
 
COMUNHÃO NA BOCA, DE JOELHOS, E DA MÃO DO SACERDOTE


Cân. 898 — Os fiéis tenham em suma honra a santíssima Eucaristia, participando activamente na celebração do augustíssimo Sacrifício, recebendo com grande devoção e com frequência este sacramento, e prestando-lhe a máxima adoração; os pastores de almas, ao explanarem a doutrina sobre este sacramento, instruam diligentemente os fiéis acerca desta obrigação.

 
São Pio de Pietrelcina distribui a Divina Eucaristia

 
CATECISMO ROMANO

"Devemos, pois, ensinar que só aos sacerdotes foi dado poder de consagrar a Sagrada Eucaristia, e de distribuí-la aos fiéis cristãos. Sempre foi praxe da Igreja que o povo fiel recebesse o Sacramento pelas mãos dos sacerdotes, e os sacerdotes comungassem por si próprios, ao celebrarem os Sagrados Mistérios. Assim o definiu o Santo Concílio de Trento; e determinou que esse costume devia ser religiosamente conservado, por causa de sua origem apostólica, e porque também Cristo Nosso Senhor nos deu o exemplo, quando consagrou Seu Corpo Santíssimo, e por Suas próprias mãos O distribuiu aos Apóstolos.

De mais a mais, com o intuito de salvaguardar, sob todos os aspectos, a dignidade de tão augusto Sacramento, não se deu unicamente aos sacerdotes o poder de administrá-lo: como também se proibiu, por uma lei da Igreja, que, salvo grave necessidade ninguém sem Ordens Sacras ousasse tomar nas mãos ou tocar vasos sagrados, panos de linho, e outros objetos necessários à confecção da Eucaristia.

Destas determinações podem todos, os próprios sacerdotes e os demais fiéis, inferirquão virtuosos e tementes a Deus devem ser aqueles que se dispõem a consagrar, a ministrar, ou a receber a Sagrada Eucaristia".

 
Aqui é São Pio de Pietrelcina que recebe o Santíssimo Sacramento da Eucaristia
 

CATECISMO MAIOR DE SÃO PIO X


"No ato de receber a sagrada Comunhão, devemos estar de joelhos, com a cabeça medianamente levantada, com os olhos modestos e voltados para a sagrada Hóstia, com a boca suficientemente aberta e com a língua um pouco estendida sobre o lábio inferior. Senhoras e meninas devem estar com a cabeça coberta".

MISSAL ROMANO (Forma Extraordinária)

O Missal Romano determina que a partir do momento da consagração, o sacerdote deve manter juntos os dedos indicador e polegar, de tal forma que, ao elevar o cálice, ao virar as páginas do missal ou ao abrir o sacrário, aqueles dedos toquem somente a Hóstia consagrada. No final da missa, o sacerdote passa com a patena sobre o corporal e limpa-o para dentro do cálice, para que possa ser recolhida e consumida com reverência a menor Partícula que possa ter aí ficado. Após a comunhão, as mãos do sacerdote são lavadas sobre o cálice com água e vinho – consumidos reverentemente, impedindo que alguma Partícula seja profanada.
 
 
O então Cardeal Joseph Ratzinger dá a Comunhão ao Santo Padre o Papa João Paulo II
Não importa a dignidade que quem recebe, mas sim a dAquele que é entregue

 
SANTO TOMÁS DE AQUINO

"Pertence ao sacerdote distribuir o Corpo de Cristo por três motivos.

Primeiro, porque é ele que consagra na pessoa de Cristo. Assim como Cristo consagrou o seu corpo na Ceia, assim também distribuiu-o aos discípulos. Por isso, assim como pertence ao sacerdote consagrar o Corpo de Cristo, assim também o de distribuí-lo.

Segundo, porque o sacerdote se constitui intermediário entre Deus e o povo. Portanto, como lhe pertence apresentar a Deus as oferendas do povo, assim também lhe pertence distribuir ao povo os dons divinamente santificados.

Terceiro, porque por respeito à Eucaristia, nada a deve tocar que não esteja consagrado. Por isso, consagram-se os corporais, os cálices, igualmente as mãos do sacerdote para tocarem este sacramento. Não é lícito, pois, a ninguém mais tocá-lo, a não ser em caso de necessidade, por exemplo se cair no chão ou em outro caso semelhante"

(Suma Teológica, III, q.82, a.III).

"Depois da consagração, o celebrante une os dedos, isto é o polegar com o indicador, que tocaram o Corpo consagrado de Cristo, para que, se alguma partícula aderira a eles, não desprenda. Manifesta o respeito devido ao sacramento" (Suma Teológica, III, q.83, a.VI, ad5).
 
A Sagrada Comunhão sendo distribuída em Missa Tradicional na África, por mãos do Bispo

 
SÃO FRANCISCO DE SALES

"Começa já na véspera do dia da comunhão a te preparar com repetidas aspirações do amor divino e deita-te mais cedo que de costume, para te levantares também mais cedo. Se acordas durante a noite, santifica esses momentos por algumas palavras devotas ou por um sentimento que impregne tua alma de felicidade de receber o divino esposo; enquanto dormes, ele está velando sobre o teu coração e preparando as graças que te quer dar em abundância, se te achar devidamente preparada. Levanta-te de manhã com este fervor e alegria que uma tal esperança te deve inspirar, e depois da confissão aproxima-te com uma grande confiança e profunda humildade da mesa sagrada, para receber este alimento celeste, que te comunicará a imortalidade. Depois de pronunciares as palavras: "Senhor, eu não sou digno ...", já não deves mover a cabeça ou os lábios para rezar ou suspirar; mas, abrindo um pouco a boca e elevando a cabeça de modo que o padre possa ver o que faz, estende um pouco a língua e recebe com fé, esperança e caridade aquele que é de tudo isso ao mesmo tempo o princípio, o objeto, o motivo e o fim".
 
O Santo Padre o Papa Bento XVI a distribuir o Santíssimo Sacramento... na boca e de joelhos!
 
Introdução e imagens: Morro por Cristo
Organização das citações do Artigo "Comunhão na boca, de joelhos e das mãos do sacerdote": Rainha dos Mártires 

5 comentários:

  1. Eu, quando vou comungar, primeiro...faço uma oração a n t e s ,a "SUB TUUM PRAESIDIUM", uma oração muito antiga, para NOSSA SENHORA. Sem ela, jamais!
    Em seguida, ao chegar a minha vez de comungar, faço uma genuflexão e inclinação de cabeça diante de JESUS SACRAMENTADO e do Padre, e digo, baixinho: "GLORIAS A VOS, SENHOR JESUS!" e, com as minhas mãos cruzadas no meu peito, respeitosamente, abro a boca, e recebo por MISERICORDIA DIVINA, o SENHOR,.....na boca!
    J A M A I S comungo na mão! nem bebo o SANGUE DE CRISTO, metendo minha mão não ungida no Cálice!
    J A M A I S ! NEVER! NULLE! RIEN! NIENTE! NUNCA! Deus me livre!

    Sei que não sou "UNGIDA" para tocar com minhas mãos no CORPO E SANGUE DO SENHOR
    Graças à DEUS, li uma PROFECIA , na R C C, aonde JESUS fala disso: só os PADRES podem tocar com suas mãos ungidas pelo SACERDOCIO REGIO,...só eles podem tocar no CORPO E SANGUE DO MESSIAS!
    Li, acreditei e......o b e d e ç o ! ....à risca! Ovelha esperta, sabida....obedece ao seu DONO! Amém!

    ResponderExcluir
  2. Irmao esclarece minha duvida peco com amor, sou ministro da comunhão a 2 anos estudei me preparei para isso por dois anos por amor a jesus eucarístico, não sou santo mais busco viver uma vida santa caio como pecador que sou mais busco a misericórdia de DEUS na confissão mensal, minha duvida perante esse artigo que li eu estou pecando em tocar no corpo e sangue de JESUS, nossa paroquia e grande nosso padre precisa de muitos leigos que trabalhao na vinha do senhor, espero ter sido claro e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o artigo. Necessário. Aliás, urgente.

    ResponderExcluir
  4. Artigo maravilhoso e extremamente necessário.

    ResponderExcluir
  5. Amei o artigo. Recebi do meu querido Padre Pio uma benção muito grande. Estava com cirurgia marcada e sem andar ia operar a coluna.Pedi a intercessão do Padre Pio e 10 dias antes de marcar a cirurgia comecei a andar.Já havia feito todos os exames e o risco cirurgico. Eternamente grata ao Padre Pio. Rogai por todos nós querido Padre.

    ResponderExcluir