"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

domingo, 22 de junho de 2014

Livro: DOMINUS EST! É o Senhor!


Caríssimo leitor, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
 
Há alguns dias publicamos um artigo que explica o porquê de se evitar a comunhão na mão, assim como a importância de se receber o Santíssimo Sacramento da Eucaristia da maneira tradicional, isto é, na boca, de joelhos e das mãos do sacerdote.
 
Pois bem, indicamos agora um pequeno - porém precioso - livro: DOMINUS EST - É O SENHOR!


O livro, escrito pelo grande bispo Dom Athanasius Schneider, traz uma série de argumentos doutrinários e históricos assim como exemplos edificantes que demonstram o dom inestimável da Sagrada Comunhão e - consequentemente - o extremo respeito que devemos ter para com este preciosíssimo dom. É de leitura simples e agradável, fazendo-nos entender o porquê de a Igreja ter estabelecido a comunhão em sua forma tradicional assim como sua relação com o dogma da Presença Real de Cristo na Eucaristia.
 
No Brasil o livro saiu pela editora Raboni e custa entre R$ 10,00 e (no máximo) R$ 20,00, sendo portanto extremamente acessível (é possível compra-lo inclusive pela internet).
 
SINOPSE: A Sagrada Comunhão não é apenas um momento convival do alimento espiritual, mas também o encontro pessoal mais próximo possível nesta vida do fiel com o seu Senhor e Deus. O comportamento interior mais verdadeiro neste encontro é o da receptividade, da humildade, da infância espiritual. Um tal comportamento exige da nossa parte gestos típicos de adoração e de reverência. Temos testemunhos eloquentes disso mesmo na bimilenária tradição da Igreja, caracterizada pelas máximas "com amor e temor" (primeiro milênio) e "quanto possas tanto O louva" (segundo milênio)... O autor relata mesmo o exemplo de três "mulheres eucarísticas" de seu conhecimento, do tempo da clandestinidade soviética. Tais testemunhos podem encorajar e instruir os católicos do terceiro milénio sobre como tratar o Senhor, no augusto momento da Sagrada Comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário