"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Frei Cláudio HEREGE Van Balen - o termômetro da crise da Igreja

O escandaloso caso dos "Claudianos"
 
O Frei HEREGE Claudio Van Balen - 40 anos destruindo a fé dos católicos de BH
 
Sempre que falamos sobre a gravíssima crise na Igreja, alguns céticos (assim como grandes parcelas de desatentos e outras tantas de ingênuos) se manifestam surpresos, dizendo não compreender onde se dá tal crise ou mesmo negando que a mesma exista.
 
Para torná-la mais "visível" aos incrédulos, aproveitaremos o caso que vem sendo noticiado Brasil afora e que serve como uma espécie de termômetro da crise na Igreja de Cristo:
 
O caso do Frei Cláudio Van Balen. Para quem não sabe do que se trata, daremos uma breve e resumida descrição dos acontecimentos.
 
Cláudio Van Balen (Jildert é seu nome de batismo) nasceu na Holanda em 1933. Aos 16 anos chegou ao Brasil, ainda seminarista carmelita da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Foi ordenado em dezembro de 1959. Devido aos estudos, permaneceu em Roma de 1960 a 1964, período em que pôde vivenciar o clima de "renovação" por conta do Concílio Vaticano II. Voltou ao Brasil e após 3 anos em São Paulo, foi transferido para Belo Horizonte onde daria aulas de teologia e passaria a trabalhar na Paróquia do Carmo - uma das maiores e mais influentes  paróquias de toda a cidade - onde se encontra até hoje.
 
Ao longo dos mais de 40 anos a frente de uma das principais Igrejas de Minas Gerais, o itinerário sacerdotal de Frei Cláudio foi - gradativamente - passando da ortodoxia católica para a heresia manifesta e finalmente à apostasia completa. Frei Cláudio Van Balen passou a ser um dos grandes nomes da chamada "Teologia da Libertação", corrente essa caracterizada por tentar associar o Evangelho ao Marxismo e que tem como expoentes figuras como Leonardo Boff, Frei Beto e os falecidos Dom Helder Câmara e Pe. João Batista Libânio. Só o fato dessa corrente teológica (ideológica) ter sido condenada pela Igreja por si só já seria suficiente para levantar suspeitas quanto à fé e os ensinamentos de Frei Cláudio. No entanto, seu repertório de desvios, erros e grossas heresias é muito mais abrangente e escandoloso.
 
No decorrer dos 40 anos em que está a frente da Igreja do Carmo, Frei Cláudio foi apenas aprimorando sua condição de heterodoxo passando ao nível de herege, herege contumaz, apóstata e heresiarca. Em outras palavras, passou a vomitar mais e mais heresias, cada vez mais chafurdando em seu próprio vômito e - infelizmente - fazendo com que milhares de outras almas lhe fizessem companhia.
 
Antes que nos acusem de injustiça por chamar HEREGE a este senhor, demonstraremos apenas algumas das heresias, blasfêmias e sacrilégios dele provenientes:
 
  • Modifica o rito da Missa conforme sua vontade e preferências, introduz "orações", discursos e comentários onde não se deve, suprime orações, gestos e ações, enfim, celebra sua própria "missa claudiana".
  • Distribui a Eucaristia a divorciados que se "casaram" novamente, a amasiados e a qualquer um que queira recebê-la (mesmo a aqueles que publicamente vivem de maneira pecaminosa, sem intenção de arrepender-se ou mudar de vida). Para ele não há problema algum em se viver nessas "formas alternativas" ao modelo proposto pela Igreja.
  •  
  • Aprova os "diversos modelos de família", o divórcio, o homossexualismo, o aborto, a eutanásia, a luta de classes como fator decisivo nas reivindicações sociais.
  •  
  • Por fim, nega diversos DOGMAS da Igreja, o que por si só já o caracteriza como HEREGE e o coloca FORA DA IGREJA, excomungado Latae Sententia.
 
Vejamos de maneira mais detalhada como esse grande herege nega Dogmas de fé com a maior tranquilidade, sem que nada lhe aconteça:
 
Primeiramente, Frei Claudio HEREGE Van Balen nega os dogmas marianos. Caso o leitor tenha estômago, assista:
 
 
 
 
Como pode ser visto nos vídeos acima, o Frei Herege nega diversos dogmas de fé relativos à Santíssima Virgem. Sua aversão à Santa Mãe de Deus é tamanha, que inclusive diz não rezar a Ave Maria por ser essa oração"violentamente contra aquilo que ele acredita".
 
A enxurrada de lixo venenoso vomitada por frei Claudio não para por aí. Ele chega a negar o centro da Fé cristã: a crença de que o Verbo se fez Carne e habitou entre nós. Em uma de suas entrevistas, disse que Deus não é uma pessoa, ou seja, ele nega a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, afinal, se Deus não é uma pessoa, logo Nosso Senhor Jesus Cristo não seria Deus. Além disso, no vídeo acima reproduzido (o 2º) ele diz que a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo não passa de uma invenção da Igreja. Segundo o herege
 
“Declamaram no século terceiro ou quarto, debaixo de ameaças, num Concílio, que Jesus era realmente Deus. Então, muitos naquele tempo não consideravam Jesus Deus.”
 
Frei Claudio também demonstra não crer na onipotência de Deus, ou seja, crê que Deus não pode realizar milagres. Vejamos o que ele disse:
 
“Na visão antiga, Deus no Céu e nós na Terra. Mas na visão que eu fui adquirindo, não existe um Deus fora e acima; não existe mais pra mim um Deus que possa interferir. Pra mim, Deus é impotente. Deus só fica potente graças a nós, graças à natureza, graças à Ciência, tecnologia… Deus está amarrado. porque tudo britou de Deus, e Deus carece de tudo e de todos para se afirmar como Deus.“Então, a minha mãe viveu os últimos 34 anos na cadeira de rodas e, os últimos três, cega. O que nós rezávamos para Deus dar um jeito… E Deus não podia! Porque a Ciência não estava à altura…”(10:50 min.)“Um Deus fora e acima, particularizado, um Deus… Eu digo: esse Deus nem existe pra mim hoje. Não existe, ele não é pessoa como nós, não é.” (12:40 min.)
Frei Claudio Van Balen
 
Caso duvide do que foi dito por tal herege, segue o vídeo com o conteúdo herético.
 


"missa" de Frei Herege Van Balen: mistura de comício, stand´up e sessão de auto-ajuda 
 
Nesse momento, o leitor certamente estará assustado (caso seja realmente católico) com o tamanho absurdo apresentado: Um Frei COMPROVADAMENTE herético comandando uma das maiores e mais importantes Igrejas do estado de Minas Gerais por mais de 40 anos sem que nada lhe aconteça. Pois bem, é justo nesse momento que chegamos aos mais recentes acontecimentos.
 
A Província Carmelitana de Santo Elias (que abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Bahia e Tocantins) elegeu a Frei Evaldo Xavier Gomes, pároco de Igreja em questão, como prior da Província. Por sua vez, no último domingo do mês de janeiro, dia 26, Frei Evaldo Xavier Gomes iria celebrar a Santa Missa em ação de graças por sua recente eleição  às 11:00 da manhã, horário em que normalmente celebra Van Balen.
 
Foi então que um grupo de aproximadamente uma centena de pessoas interrompeu de forma violenta a celebração da Santa Missa por conta da ausência do herege. O grupo dos inconformados seguidores do frei holandês, previamente se organizaram para impedir a celebração e, segundo consta,  mantiveram contato direto com o Frei Herege via telefone celular, informando-o de como a ação vinha acontecendo.
 
Assim que teve início a Santa Missa, o grupo de "claudianos" (como alguns gostam de ser chamados) se levantou e passou a vaiar Frei Evaldo, outros gritavam o nome do Herege Frei Claudio enquanto batiam nos bancos. Alguns gritavam "a missa acabou" enquanto outros urravam e ameaçavam agredir a Frei Evaldo e aqueles que tentavam continuar a Santa Missa.
 
Frei Evaldo e diversos fiéis, impedidos de continuar com a Santa Missa, se reuniram diante do sacrário para rezar o Terço. Diante disso uma turma de infelizes sacrílegos (muitos invadindo o presbitério), gritando e ameaçando, chegaram inclusive a dar murros ritmados  sobre o santo altar. Segue abaixo um dos diversos vídeos que registraram a sacrílega confusão promovida pelos seguidores do frei herege. A cena do terço pode ser vista a partir dos 13 min.
 
 
 
Tentativas de diálogo partiram daqueles fiéis da paróquia que desejavam participar da Missa, porém os manifestantes agressivos, xingando-os e empurrando-os, aos berros diziam que "a igreja do Carmo é de Frei Claudio". Além das ameaças de agressão (que em alguns casos se concretizaram) os seguidores do Frei Herege xingavam e cuspiam naqueles que se organizaram em torno de Frei Evaldo. Sabe-se inclusive que crianças choravam assustadas com o que acontecia. 

Os "piedosos" claudianos... Grupo de baderneiros, em sua
maioria, composto de velhotes

Por fim, Frei Evaldo teve de se retirar com os paroquianos para a sacristia e anunciou que a missa seria celebrada no salão paroquial. Quase uma centena de pessoas participou da celebração, que começou por volta das 12h00.
 
Vale lembrar, caro leitor, que isso tudo ocorreu DENTRO da casa de Deus, diante do altar onde se realiza o Sacrifício a Deus e diante do Sacrário onde se encontra o Santíssimo Sacramento.
 
Depois do lamentável episódio, a Arquidiocese de Belo Horizonte decidiu suspender a Missa das 11h00 (e consequentemente, Frei Cláudio Van Balen já que por sua idade avançada era a única que celebrava).
 
O site UOL informou que cerca de 300 pessoas se reuniram neste domingo (02/02) em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte, para protestar contra a suspensão das missas de frei Claudio. Eles se concentraram em frente à entrada principal do templo, às 11h em protesto contra a decisão da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Província Carmelita de Santo Elias em proibir as missas de frei Cláudio van Balen, ex-pároco da igreja.
 
A reportagem colheu depoimentos dos indignados seguidores do Frei Claudio Herege Van Balen. O que os "claudianos" dizem é bastante esclarecedor. Vejamos alguns:
 
Fomos atraídos (pelo Frei Cláudio van Balen) por seu jeito direto, franco e amoroso de um pescador. Por seu testemunho, fé libertária e concepção de poder como serviço. Hoje, esse homem não tem mais espaço neste templo grandioso. (…) Se não há lugar aqui para o Frei Cláudio (van Balen), também não há lugar para nós”.
 
Batizada na Igreja Católica, Glória Maia deixou a igreja quando fez faculdade, na faixa etária dos 20 anos. Voltou-se novamente para o catolicismo há 14 anos, após conhecer frei Cláudio. “Ele é a minha igreja. Se ele não voltar, eu também não volto.
 
O engenheiro civil André Wolff, 45, estava inconformado. “Tinha vergonha e constrangimento de vir à igreja porque me separei há seis anos e casei novamente. Frei Cláudio me fez ver que não era isso. Que Cristo veio para incluir, que ele está de braços abertos para todos. Hoje frequento a Igreja por causa dele. Se ele (frei Cláudio) sair, eu, minha atual esposa (Adriana) e minha filhinha (Laura, cinco meses) deixaremos de frequentar a igreja. “Ele é a minha igreja. Se ele não voltar, eu também não volto”, afirmou Wolf.
 
Ele (frei Cláudio) é o nosso reflexo. Ele é a nossa comunidade. Ele nos representa”, disse a fisioterapeuta Leopoldina Andrade, 41. Acompanhada do marido, o também fisioterapeuta Luiz Felipe Mindello, 47, e dos dois filhos Pedro, 16, e Rebeca, 10, ela diz que não volta à igreja, caso haja afastamento definitivo do frei. “Não vou voltar. Não tenho interesse nenhum”.
 
Estou profundamente arrasado. Frei Cláudio é um homem iluminado, formado na teologia da libertação. Ele escreveu mais de 50 livros. É um intelectual”, afirmou o economista Murilo Carneiro Pereira, 73. Há 45 anos, o empresário frequenta as missas de frei Cláudio na Igreja Nossa Senhora do Carmo. “Ele é o catalisador da comunidade. Somos adultos, mas precisamos que ele esteja presente. Senão vamos nos dispersar”, disse o economista.
 
Finalizo o presente artigo explicando o porquê de me referir no título do mesmo a Frei Claudio Van Balen como termômetro da crise na Igreja. Comecemos com a advertência feita por Nosso Senhor Jesus Cristo:
 
"Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos." (São Mateus, cap. 7 vers. 18)
 
Agora vejamos os frutos produzidos por 40 anos de influência da árvore chamada Cláudio Van Balen:
 
  1. Fiéis "católicos" interrompendo a celebração de uma Missa, gritando, cuspindo, ameaçando e xingando dentro de um templo católico - a casa de Deus, a morada do Altíssimo - diante do Sacrário onde se encontra o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, batendo nos bancos, batendo no santo altar onde se realiza o Santo Sacrifício, profanando o local que deveria ser o mais sagrado para qualquer católico minimamente instruído na fé. Ao observarmos tamanho sacrilégio, tamanha profanação, conseguimos deduzir qual a formação dada por frei Cláudio a esses pobres infelizes. Será que possuem Fé? Será que ainda conservam algum resquício de Fé católica? Certamente NÃO! Uma criança católica, por menor que seja, possui certa noção da sacralidade que a casa de Deus exije, do respeito e da reverência que se deve ter ao adentrá-la. Os infelizes que a profanaram apenas comprovam que o veneno oferecido por frei Claúdio Van Balen nesses 40 anos surtiu efeito. São apenas frutos podres de uma árvore putrefata.
  2.  
  3. Os "desabafos" dos seguidores do herege Frei Cláudio. Expressões do tipo “Ele é a minha igreja. Se ele não voltar, eu também não volto.” ou  da mulher que diz que caso haja afastamento definitivo do frei ela não volta à igreja (“Não vou voltar, não tenho interesse nenhum”) só demonstram a completa deturpação do sentido de ser católico, de se ter Fé católica, de se conhecer essa Fé em sua doutrina, tradição, etc. Tais pessoas não são católicas! São "claudianas"! Não possuem fé em Nosso Senhor Jesus Cristo ou em sua Igreja! A fé deles é em Frei Cláudio... Não querem a verdade de Cristo! Querem aquilo que Frei Cláudio lhes diz e que lhes agrada! Frei Cláudio é a igreja deles! Frei Cláudio é o seu senhor!
 Por isso colocamos Frei Cláudio Van Balen como termômetro da crise na Igreja. Quantos e quantos "freis Claudios Van Balens" não existem por aí, ensinando o erro e a heresia sem que nada lhes aconteça? Quantos e quantos "freis Claudios Van Balens" não contam com milhares de seguidores a idolatrá-los fazendo pouco caso do que a Igreja realmente ensina? Quantos e quantos "freis Claudios Van Balens" são colocados no lugar da Igreja e de Nosso Senhor? Quantos e quantos "Claudianos" que só vão à Missa porque Padre "X" estará lá, porque Padre "Y" diz isso ou aquilo? E mesmo quando são desmascarados como HEREGES que são, quantos e quantos "freis Claudios Van Balens" não são defendidos cegamente? Quantos e quantos?


¡Viva Cristo Rey!

José Santiago Lima

16 comentários:

  1. Apesar de todos esses argumentos, o Frei Cláudio continuará a celebrar missas na Igreja do Carmo. A pressão dos "claudianos" funcionou!

    ResponderExcluir
  2. Devemos denunciar esses hereges!!!

    ResponderExcluir
  3. Vejam, Deus não é uma pessoa. Isso é Verdade. Deus são três pessoas! Deus é Uno e Trino! Amém!

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, Parabéns
    É assustador ver este padre
    A Igreja deve expulsa-lo.
    Já há igrejas que se dizem cristãs que aceitariam claudio e claudianos
    ICXC NIKA

    Abraço
    Pedro Erik

    ResponderExcluir
  5. "Um gesto vale mais que mil palavras". O que você já fez na vida de concreto em função da fé além de ficar criticando pessoas. Isto é ser cristão para você, criticar ferinamente, julgar e condenar quem pensa diferente de você? Trabalhe, construa alguma coisa e não somente acusações embasadas em preconceitos. Velho para você é defeito? Ser velho é alguém que trabalhou, estudou e refletiu muito e por isso do alto da sua sabedoria escolhe quem quer ouvir falar na Igreja. Portanto jovem, vá trabalhar, vá estudar, e cresça, em vez de disseminar o ódio em nome de Cristo. Se você morre por Cristo então morra já, porque você está enlameando o nome dele com tanto ódio e tanto preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui o link com minha resposta a esse comentário: http://morroporcristo.blogspot.com.br/2014/02/claudiana-julga-e-condena-o-blog-por.html

      Excluir
  6. Vós sois a luz do mundo... (portanto, deveis iluminar). Vós sois o sal da terra... Se o sal perder o sabor, com que lhe será restituído o sabor? (Portanto, continue assim, dando sabor). Parabéns pelo artigo, por denunciar a mentira e exortar a Verdade, para que ela sempre prevaleça! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Salve Maria!
    Elisabete Santos

    ResponderExcluir
  7. Vou encaminhar a denuncia a Canção Nova de BH as heresias de mais um TL, certamente dará mais repercussão, quando eles souberem que nem a Ave Maria é rezada, o teto irá desabar. Toda a mídia católica foi devidamente avisada.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela clareza do texto e pela coragem. É evidente, pelas entrevistas de Frei Claudio, sua total incompatibilidade com a Verdade da Igreja.

    ResponderExcluir
  9. Vai celebrar até que um grupo bem maior e bem mais numeroso retome a Igreja e a devolva aos legítimos cristãos católicos, com os carismáticos, tradicionais e conservadores não se brinca.

    ResponderExcluir
  10. Estou longe do Brasil ha mais de um ano, e sinto muita falta das missas celebradas pelo iluminado frei Claudio!
    vc meu caro Jose Santiago, pelo visto nunca deve ter assistido a nenhuma das missas dele, pois ele so diz a verdade, nào fica com historinha boba , nào nos trata como se fossemos idiotas, ele fala coisas lindissimas, que vc deveria ouvir. , tem outra , as missas, que ele celebra, sào repletas de jovens!
    Portanto vc esta totalmente enganado, nào entente bem as coisas.....

    ResponderExcluir
  11. pergunto se o BISPO se cala, não seria ele também outro herege? MAS quando vires estas coisas alegrai-vos e regozijai-vos pois esta próxima a vossa libertação, JESUS VEM E NÃO DEMORA, PELA PODEROSA INTERCESSÃO DE VOSSA AMATÍSSIMA MÃE MARIA

    ResponderExcluir
  12. Resposta aos defensores do frei (herege):

    http://morroporcristo.blogspot.com.br/2014/02/claudiana-julga-e-condena-o-blog-por.html

    ResponderExcluir
  13. Excelente reportagem!
    Infelizmente dentro de nossa igreja existe esses hereges que implatam a TL no nosso meio. E pior ainda é o povo que é cego e faz de suas vontades a vontade de Deus( e é ao contrário: nós que temos que fazer a vontade do Altíssimo).
    Podem falar que ele entendia a massa e que falava muito bem em suas missas, mas no momento que negou os dogmas ele é excomungado e já não serve de exemplo e ensinar a doutrina CATÓLICA!

    ResponderExcluir
  14. Será que o Bispo ou Arcebispo seu superior hierárquico não sabia de sua condição herética nesses anos todos?
    Se sabia é também um herege.

    ResponderExcluir