"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Hereges ontem: EXCOMUNHÃO! Hereges hoje: TELEVISÃO!

Caros leitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Como nos informa o próprio título desta postagem, trataremos de um tema polêmico, que desperta curiosidade, dúvidas e mesmo constrangimento entre aqueles que se propõem a discutí-lo: os HEREGES.

Como muitas pessoas possuem uma noção equivocada ou mesmo desconhecem por completo o significado desse termo, antes de mas nada definiremos o conceito, o significado dessa palavra para melhor compreensão:

HEREGE: Algo ou alguém que professa uma heresia ou pratica doutrinas contrárias aos dogmas concebidos pela igreja. Diz-se do cristão que pratica o catolicismo, mas, que de forma velada, se contradiz ao questionar certas verdades estabelecidas pela doutrina católica.

Como se refere àquele que pratica alguma heresia, vejamos também a definição de heresia:

HERESIA:  O CDC (751) define-a como negação ou dúvida pertinaz de uma verdade que se deve crer com fé divina e católica, por quem rece­beu o baptismo.

Resumindo, HEREGE é todo aquele cristão batizado que professa uma HERESIA, ou seja, que crê em alguma doutrina condenada pela Igreja, assim como aquele que contradiz ou nega algum dogma ou verdade de Fé revelada na doutrina Católica e Apostólica.

Todo cristão católico deve buscar conhecer a Verdade Revelada presente na doutrina da Igreja para que assim evite cair em alguma das diversas heresias surgidas (e que continuam a surgir) no decorrer da história. Isso se torna ainda mais importante quando se trata de um Sacerdote, Bispo, ou qualquer outro cristão que possua o encargo de transmitir a Religião à terceiros. Quando algum cristão passa a crer ou defender alguma heresia, a Igreja tomando ciência disso, deve orientá-lo sobre o erro em que se encontra, exortando-o a emendar-se para que assim se mantenha no rebanho de Cristo, isto é, na Igreja.

Quando essa pessoa ignora a exortação da Igreja e continua a manter-se no erro, isto é, na heresia, podemos considera-lo verdadeiro herege, visto que essa pessoa voluntariamente se auto exclui da Igreja e passa a estar fora dEla e de sua comunhão. Visando alertar aos demais fiéis para que se afastem dessa pessoa (o herege) e de suas nocivas e perigosas ideias (que podem colocar em risco a salvação de quem as segue) a Igreja aplica a pena denominada EXCOMUNHÃO. Além de tratar-se de uma punição (e de uma ação preventiva como já foi explicado), a excomunhão também serve como uma ação medicinal, pois também visa "chacoalhar" o excomungado, fazendo com que o mesmo reflita sobre o que vêm fazendo, se arrependa e regresse ao seio da Igreja. Portanto, ao contrário do que a grande maioria pensa, a excomunhão não é um ato definitivo (como se o excomungado estivesse condenado para sempre) mas antes visa trazê-lo de volta à comunhão da Igreja.

Tendo isso bem explicado, vamos aos fatos que explicam o título da presente postagem:

Padre Alfred Loisy, herege e excomungado
O Padre Alfred Loisy, teólogo e professor de hebraico e exegese bíblica do Instituto Católico de Paris entre os anos de 1881 e 1889, empreendeu diversas pesquisas e por fim iniciou o pensamento de que a Igreja deveria modernizar-se e acompanhar a "evolução" e os "novos tempos".

Em 1903 teve seu trabalho publicado, entretanto, a Santa Sé, que mantinha um apertado controle doutrinário dos estabelecimentos católicos, após constatar as "novidades" de seu pensamento, suspendeu Loisy e colocou suas obras no Index dos livros proibidos. Loisy, no entanto, manteve a postura e as ideias que lhe custaram essas punições. Em 1908, perdeu sua cátedra de filosofia na Universidade de Paris. Por fim, foi ele quem pronunciou a seguinte frase:

“Cristo anunciou o Reino, porém o que veio foi a Igreja”.

Por fim, em 1908 foi excomungado pelo Papa São Pio X. Foi excomungado Vitandus, isto é, devendo ser " terminantemente evitado pelos católicos, sendo proibido inclusive dirigir-lhe a palavra".

Agora vejamos o que foi dito por um outro padre, não de antigamente, mas sim um padre "atual", um "padre moderno", famoso, galã, um padre da televisão:

“Jesus não queria a Igreja, queria o Reino de Deus, mas a Igreja foi o que conseguimos dar a Ele”.

Padre Fábio de Melo, Cantor, Galã, Herege e apresentador de TV
A frase acima foi dita em programa de televisão, portanto, se trata de uma afirmação pública. Seu autor é o Padre Fábio de Melo. É evidente a semelhança entre a frase do excomungado padre Loisy e a do "moderno" padre Fábio de Melo. O que não é semelhante é a forma como são tratados após externarem tal pensamento herético: enquanto ao primeiro a frase lhe rendeu a Excomunhão, ao segundo lhe mantém apresentando  um programa de televisão. Isso mesmo, além de suas participações em diversas emissoras cantando, sendo entrevistado ou discutindo os mais variados temas, padre Fábio de Melo apresenta na TV Canção Nova um programa chamado "Direção Espiritual". Dá para imaginar o tipo de "direção espiritual" dada pelo referido sacerdote. Decerto, muito distante da Fé Católica.
 
Como a afirmação herética do Padre se deu de maneira pública, nada mais justo e correto do que alguém lhe corrigir também de maneira pública. E foi o que fez o sábio e piedoso sacerdote Padre Demétrio Gomes via facebook. Sem faltar com respeito - em momento algum - ao pe. Fábio de Melo , Padre Demétrio demonstra como tal afirmação é errônea e contrária ao ensinamento e doutrina da Igreja. Mesmo assim, apareceram aqueles que se "escandalizam" com a atitude de Padre Demétrio por corrigir fraternamente (e publicamente) um erro proferido também publicamente por Fábio de Melo. Para eles, mais grave seria contradizer ao "cantor galã e padre" do que contradizer o ensinamento da Igreja de Cristo e colocar as almas em perigo. Percebe-se como anda o nível de formação do católico atual.
 
Deve-se salientar que não é a primeira vez que Padre Fábio de Melo externa um pensamento herético. Há alguns anos o referido padre, também em programa de televisão, disse ser a Santíssima Eucaristia não a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no que antes da consagração era somente pão e vinho. Para Padre Fábio de Melo a Santíssima Eucaristia significa não a presença real mas sim a AUSÊNCIA. Essa verdadeira HERESIA pode ser vista AQUI.
 
Grande Santo defensor da Igreja, Papa São Pio X
Na época, o falecido professor Orlando Fedeli demonstrou por A mais B como essa afirmação constitui verdadeira HERESIA. Padre Fábio de Melo jamais se retratou, o que formalmente o constitui verdadeiro HEREGE.
 
Agora, novamente exprime nova heresia, ainda que tal heresia não seja tão nova assim: como vimos, trata-se da mesma heresia defendida pelo herege Alfred Loisy. A diferença entre ambos, é que Loisy acabou EXCOMUNGADO pelo Papa Santo São Pio X.
 
Já padre Fábio de Melo... bem, ainda que saibamos tratar-se de verdadeiro herege que, por conta própria, já se encontra excomungado, oficialmente continua "em comunhão" com a Igreja, participando de programas como convidado "representando" a Igreja Católica (vide o programa "Altas Horas" exibido ontem, dia 18/01) ou apresentando seu próprio programa, "Direção Espiritual".
 
Espero sinceramente que alguém o dirija espiritualmente, para que abandone seus erros e deixe de dirigir tantas almas para a perdição. Que padre Fábio de Melo se converta e assim retorne ao seio daquEla Igreja que foi querida por Cristo, fundada por Cristo, o Corpo Místico de Cristo: a Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica e Romana.

¡Viva Cristo Rey!

José Santiago Lima

3 comentários:

  1. É triste mas este mesmo sacerdote quando perguntado sobre o PLC 122 a famosa lei da "Mordaça Gay" à chamou de "bendita lei" e muito mais conforme vocês podem ver aqui neste link: http://fratresinunum.com/2011/06/02/pe-fabio-de-melo-fala-sobre-pl-122-%E2%80%9Cbendita-lei%E2%80%9D/.

    ResponderExcluir
  2. Se a igreja nasceu em Jerusalém não pode ser romana. Vá estudar pra fazer seus comentários menos idiota.

    ResponderExcluir
  3. Raimundo, segue o link do artigo-resposta ao seu comentário:

    http://morroporcristo.blogspot.com.br/2014/05/a-primazia-papal-o-porque-de-ser-igreja.html

    ResponderExcluir