"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Martires de Cristo HOJE! Jovem Sírio é decapitado e tem a Cruz cravada no coração


Militantes islamistas mataram e decapitaram um jovem cristão, ferindo gravemente outro. O episódio, que ocorreu no último dia 8 de janeiro, foi informado à Fides somente agora por um padre da diocese de Homs.
Os dois homens, Firas Nader (29 anos) e Fadi Matanius Mattah (34 anos), iam de carro de Homs ao vilarejo cristão de Marmatira, quando um grupo de cinco jihadistas armados interceptou o veículo e abriu fogo. Uma vez chegando ao carro, os milicianos, constatando que o mais velho portava uma cruz no pescoço, o decapitaram, cravando a cruz em seu coração.
 
Em seguida eles se apoderaram do dinheiro e dos documentos, deixando o mais jovem jogado no chão, ferido, crendo que ele estava morto. Esse último, testemunha ocular da cena, conseguiu em seguida se colocar a salvo, chegando a pé à pequena cidade de Almshtaeih, antes de ser levado para o hospital de Tartus.

Uns fiéis conseguiram recuperar o corpo de Fadi Matanius Mattah, levando-no para Marmatira, onde a comunidade cristã local em luto exprimiu sua profunda indignação. De acordo com um comunicado enviado à Fides pela Fundação de direito pontifical Ajuda à Igreja que sofre, a violência contra os cristãos da Síria, seguida da deterioração da situação em campo, conspurcado pela presença de milhares (de membros) de facções islamistas, se tornou atualmente “uma das piores perseguições sofridas pelos cristãos nesse início do terceiro milênio”.





De acordo com os últimos relatórios, mais de 600.000 cristãos – ou um terço do total dos fiéis sírios – abandonaram suas casas ou encontraram refúgio nos países limítrofes. Os responsáveis cristãos confirmam o êxodo em massa dos cristãos da Síria, o que poderia comprometer seriamente o futuro dos cristãos no seio da nação. Assim como indica a AIS, em Homs, Marmarita e Hamat, a população síria, cuja numerosos cristãos, vive em uma situação de grave desconforto e necessita urgentemente de alimentos, calefação, abrigos e medicamentos por causa do frio que agrava a crise humanitária criada pelo conflito.

Fonte: L’Observatoire de la Christianophobie – Tradução: Dominus Est.


VISTO EM: http://catolicosribeiraopreto.wordpress.com/2014/01/16/jovem-sirio-e-decapitado-e-tem-a-cruz-cravada-no-coracao/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário