"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

11º PAPA: Santo Aniceto - ano 155 a 166

Papa Santo Aniceto (11º Papa)
Pontificado: do ano 155 ao ano 166


Natural da Síria, era Aniceto o Sucessor de São Pio I na cadeira de São Pedro. O governo deste Pontífice coincide com o tempo do imperador romano Antônio. Não é certo se morreu mártir pela fé; é, porém, fora de dúvida, que tanto lhe foram os sofrimentos e aflições pela causa de Cristo que a Igreja lhe conferiu o título honroso de mártir.
 
Padre Murad, decapitado na Síria, terra de Santo Aniceto
Além das perseguições oficiais por parte do governo romano, existiam perigosas heresias, que faziam periclitar a existência da Igreja. Embora fosse ela edificada sobre rochedo, contra o qual o inferno em vão dirige os ataques, grande número dos fiéis abandonou a fé, correndo atrás do fogo fátuo de seitas errôneas. Grande foram os estragos que o herege Valentim causou ao rebanho de Cristo.
                                                  
A essa obra perniciosa associou-se uma adepta da seita imoralíssima dos Carpocratitas, Marcelina, a qual levou muitas pessoas a apostasia. Ainda um tal Marción, herege e propagandista temível, propalava o veneno da heresia entre os cristãos, havia tempo.

O Papa Aniceto envidou todos os esforços para impedir o progresso da obra de Satanás e reconduzir ao seio da Igreja os pobres transviados.

Deus lhe enviou um auxiliar de grande valor, na pessoa de São Policarpo. Este discípulo de São João Evangelista, veio a Roma, e em demonstrações públicas, provou que a Igreja de Roma, na doutrina, era idêntica a de Jerusalém. Esta declaração causou a conversão de muitos hereges.

Num ponto, aliás, de ordem secundária, houve divergência entre Policarpo e Aniceto, quanto ao tempo da celebração da Páscoa. Os cristãos do Oriente comemoravam a Páscoa com os Judeus, quando na Igreja Romana não existia este uso. Policarpo, desejoso de ver Roma adotar o uso da Igreja asiática, não conseguiu esta uniformização. Aniceto opinava e com razão, que não devia abolir um costume introduzido e aprovado pelo príncipe dos Apóstolos. Entretanto, deixou aos cristãos orientais toda a liberdade na celebração da Festa da Páscoa, como eram acostumados desde os dias de São João Evangelista.

 
 

Santo Hegesipo era outro auxiliar estimável, que eficazmente dirigiu forte campanha contra as heresias. Num livro que escreveu, sobre a tradição, provou que a doutrina passou, pura e inalterada, dos Apóstolos ao Papa Aniceto e demonstrou que a mesma doutrina era conservada e ensinada, sem a mínima alteração.

 
Considerado de perfeita inteligência e santidade de vida, o Papa Aniceto destacou-se por ter sido o primeiro papa a condenar oficialmente uma doutrina como heresia, em concreto e o montanismo.
 
Foi sepultado nas catacumbas de São Calisto. Sua comemoração litúrgica se dá a 17 de abril.

O martírio do Papa Santo Aniceto

Santo Aniceto Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!
 

Um comentário:

  1. Quanto devemos rezar pedindo a Deus por santos fidelíssimos e dispostos a entregar suas vidas pelas verdades fundamentais e eternas do Evangelho! Rogai a Deus por nós, Santo Aniceto! Amém!

    ** Prezadíssimos irmãos do "Morro por Cristo";

    Venho humildemente informar que o blog pelo qual sou responsável, juntamente com o Revmo. Pe. Michelino Roberto, o antigo "Voz da Igreja", atual "O Fiel Católico", encontra-se agora no endereço http://ofielcatolico.blogspot.com. - Peço que por favor atualizem o endereço em vossa lista de blogs católicos.

    Desde já agradecemos. Vosso site continua figurando em nossa própria lista de indicados.

    A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

    Apostolado Fiel Católico - www.ofielcatolico.blogspot.com

    ResponderExcluir