"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

36º PAPA: Libério - ano 352 a 366

Papa Libério (36º Papa)
Pontificado: do ano 352 ao ano 366


O Papa Libério (em latim, Liberius) foi o trigésimo-sexto papa da Igreja de Cristo, de 17 de maio de 352 até 24 de setembro de 366. Ele não é mencionado como santo no Martirológio Romano*. Seu primeiro ato como papa foi, juntamente com outros poucos bispos, desconsiderar as decisões de um sínodo realizado em Arles em 355, comandado pelo Imperador Constâncio II (353-354), excomungando de forma inválida a Santo Atanásio de Alexandria, embora seu mensageiro foi forçado pelo imperador a aprovar o Sínodo de Arles, e o comando imperial de Milão ter imposto seus cânones sobre todos os bispos ocidentais, como consequência, ele foi perseguido e exilado para Bereia e substituído pelo Antipapa Félix II.

Após um exílio de mais de dois anos, o imperador chamou-o a Roma, sendo a Sé de Roma oficialmente ocupada pelo Antipapa Félix, o imperador propôs que Libério governasse a Igreja juntamente com Félix, mas antes da chegada de Libério, Félix foi expulso pelo povo romano. Após a morte do imperador Constantino em 361, Libério anulou os decretos e reiterou sua posição e os bispos que aprovaram o concílio retiraram a sua adesão. Em 366 Libério deu um acolhimento favorável a uma delegação do episcopado Oriental, e admitiu em sua comunhão mais moderada os convertidos Arianos. Morreu em 24 de setembro de 366.



* A não inclusão do Papa Libério no Martirológio Romano como santo se deve, possivelmente, à controvérsia acerca de seu posicionamento durante a Crise Ariana. Segundo alguns, o Papa não se posicionou firmemente contra a heresia ariana, mas antes, foi omisso e mesmo cúmplice dos arianos (o que resultou, inclusive, na excomunhão de Santo Atanásio de Alexandria). Há uma carta de Santo Atanásio onde este afirma ter sido o Papa Libério "fraco" por ter assinado, embora não se saiba ao certo o que ele teria assinado. Ao que parece se referir, o Papa Libério teria assinado uma declaração de Fé proposta pelos arianos, não propriamente uma declaração ariana (o que o tornaria um herege), mas ao menos ambígua ou omissa, uma vez que omitiria a definição católica "consubstancial". Por outro lado, é certo que existem 3 cartas apresentadas como de Libério onde este afirmaria estar Santo Atanásio fora da comunhão com a Igreja de Roma e com ele (papa). Sabe-se, no entanto, que diversos nomes na história da Igreja negam a autenticidade dessas cartas como sendo do Papa Libério e, sendo assim, me parece difícil chegar a uma conclusão sobre o que ocorreu durante o pontificado deste Papa da Igreja, portanto, deixaremos este espaço aberto para amigos leitores que queiram trazer outras informações.
 
Viva Cristo Rey!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário