"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

32º PAPA: São Melquíades - ano 311 a 314

Papa São Melquíades (ou Milcíades) (32º Papa)
Pontificado: do ano 311 ao ano 314
 



Sucessor de Santo Eusébio, Melquíades era natural da África e assumiu o trono pontifício em Roma em 311, após o imperador Maxêncio ter exilado Eusébio para a Sicília. Durante seu pontificado, em outubro de 312 dC, Constantino derrotou Maxêncio na histórica batalha de Roma, a qual atribuiu ao Deus dos cristãos, assumindo assim o controle de Roma. Logo no início de 313 dC, Constantino e seu companheiro imperador Licínio chegaram a um acordo no Édito de Milão, indicando que eles iriam garantir a liberdade religiosa aos cristãos (e outras religiões), assim como restaurar as propriedades eclesiásticas. Constantino, além de converter o cristianismo na religião oficial do Estado, cedeu seu próprio Palácio, em Latrão - o Palácio laterano - que se tornou a residência papal e sede do governo cristão por 770 anos (313 a 1083).


Também em 313 dC, Melquíades presidiu um Sínodo Laterano em Roma, Sínodo este que inocentou Cecílio e condenou o bispo Donato de Cártago ("Donato Magno") como um cismático (veja Donatismo). Durante os quatro anos de pontificado foi um grande defensor da fé e combateu principalmente as ameaças que nasciam no interior da Igreja com os hereges. Aproveitou a liberdade religiosa para organizar as sedes paroquiais em Roma e recuperar os bens da Igreja perdidos durante a perseguição.

Recebeu de volta os bens da Igreja confiscados durante as perseguições do passado e construiu a Basílica de São João, e através da Eucaristia, semeou a Unidade da Igreja de Roma com as demais Igreja. Foi então convidado para o Concílio de Arles, mas morreu antes de poder participar.
 



São Melquíades, Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário