"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

domingo, 27 de maio de 2012

Relativismo (parte 1) e uma dica de livro

A época em que vivemos atualmente é aclamada como a era das "mentes evoluídas", da "tolerância", da quebra de paradigmas e blá blá blás do gênero.
Neste interím, todas as ações humanas são tomadas sob o "poder" do politicamente correto, do "é melhor mentir para agradar ao próximo do que ofendê-lo" e assim vivemos num verdadeiro mundo de "faz de contas".
Infelizmente isso se reflete também no âmbito religioso: atualmente as pessoas desconhecem verdades fundamentais e cada um vai adquirindo "verdades" ao longo de sua vida. Quando confrontadas, basta um "respeito a sua e você respeita a minha" e está tudo bem, pouco importando se este ou aquele vive no erro. Como vimos, é possível crer na existência de Deus porque há como prová-la. E existindo este único Deus, a conclusão lógica é que também haja uma verdade objetiva, uma única forma de conhecê-lO e agradá-lO.
No próximo artigo, tratarei deste tema com mais profundidade, porém vos trago a indicação do livro "A Religião Demonstrada" do Padre A. Hillaire, publicado em 1900, ano em que este tipo de pensamento moderno começava a manifestar-se, porém nada comparado ao que vemos hoje.
O livro trata de provar de forma demosntrativa algumas verdades não mais conhecidas ou ignoradas:

  1. Que Deus existe e há como provar sua existência.
  2. Que há um único Deus.
  3. Que assim como  há um único Deus, há uma única verdade, uma única fé e uma única religião.
  4. Que dentre todas as religiões existentes, somente a religião cristã é a verdadeira.
  5. Que dentre todas religiões ditas cristãs, somente uma é de fato cristã e consequentemente uma é a religião verdadeira: a religião Católica.
Talvez tais afirmações possam soar um tanto "duras" até para católicos. Isso é compreensível devido à influência do pensamento moderno descrito no início do artigo, porém é conveniente explicar ao católico e pessoas de boa vontade que buscam a verdade, que sempre existiu no meio religioso e acadêmico a chamada Apologética que nada mais é que a ciência cuja finalidade é a Defesa da Fé. Enquanto hoje discute-se futebol e carnaval, nos 2 milênios da Igreja Católica sempre se discutiu a Fé, com estudos e debates inclusive públicos entre apologetas visando comprovar as verdades da Fé assim como refutar argumentos errôneos e heréticos.
O livro comprova por meio de sólidos argumentos tais verdades importantíssimas e infelizmente desconhecidas.
Como não o encontrei em português, iniciei o processo de tradução deste livro, algo que deve demorar alguns meses. Deixo, no entanto, o link abaixo para leitura (em español):



http://www.docstoc.com/docs/108808933/La-Religion-Demostrada-o-Los-fundamentos-de-la-fe-catolica-ante-la-razon-y-la-ciencia


iQué viva Cristo Rey!

Nenhum comentário:

Postar um comentário