"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 2 de março de 2015

38º PAPA: São Sirício - ano 384 a 399

Papa São Sirício (38º Papa)
Pontificado:  17 de dezembro do ano 384 a 26 de novembro de 399
 
 
Nascido em Roma, Sirício (em latim Sicirius) foi o 38º papa da Igreja de Cristo. Eleito em 15 de dezembro de 384, seu pontificado durou até 26 de novembro de 399. Sirício foi eleito bispo de Roma por unanimidade, apesar das tentativas de autopromoção do antipapa Ursino. Foi o primeiro bispo de Roma depois de São Padro a adotar o título de Papa.
 
Após sua eleição, deu continuidade à política religiosa de Dâmaso I e empenhou-se em reafirmar a autoridade papal sobre todos os bispos. Seus predecessores haviam deflagrado rigorosa luta e resistência contra as heresias ariana e donatista, além das heresias levantadas por Macedônio e Apolinaris. As duas primeiras foram reprimidas através dos Concílios de Nicéia e Arles, durante o pontificado do papa Silvestre I, enquanto que as duas últimas foram condenadas pelo Concílio de Constantinopla, no pontificado de Dâmaso I. Assim, seu pontificado foi pacífico em decorrência da paz implantada nos dois pontificados anteriores, depois da conversão do imperador Constantino ao catolicismo, que deu plena liberdade aos cristãos, marcando o fim da perseguição à Igreja.
 
Convocou um Sínodo em Roma (no ano 386), em que tomou providências canônicas a respeito do episcopado africano. Interveio junto ao imperador Máximo em favor de Prisciliano e consolidou a supremacia papal sobre a Igreja da Ilíria. O celibato, prescrito inicialmente para o clero da Espanha, foi estendido por ele para os sacerdotes e diáconos da Igreja do Ocidente. Durante o Sínodo romano, no entanto, foi parcialmente aceito pelos bispos do Oriente: para os orientais, vigorou apenas a proibição de núpcias para os que recebiam solteiros as sagradas ordenações. Foi nessa época que São Jerônimo partiu para Jerusalém, a fim de traduzir a Bíblia para o Latim.
Transformou em Basílica a cripta do cemitério de Comodila, na via das Sete Igrejas, próximo à Basílica de São Paulo "Extra Muros", onde estavam sepultados dois santos martirizados, Félix e Adauto, que, sucessivamente, foi ampliada e de afrescos pelos Papas João I e Leão III, tornando-se meta de peregrinações e de devotos até além da Idade Média, quando catacumbas e santuários caíram no esquecimento ou foram devastados.
 
O papa São Sirício faleceu no dia 26 de novembro de 399, em Roma. Sua festa litúrgica é comemorada nos dias 26 de novembro de cada ano.
 
 
 
 
São Sirício Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário