Caros leitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Aconteceu nos dias 23, 24, 25 e 26 de outubro - em Roma - a Peregrinação Internacional Summorum Pontificum. Essa peregrinação acontece todos os anos desde a promulgação do documento de mesmo nome, o Motu Proprio Summorum Pontificum do Santo Padre o Papa Bento XVI, que libera a celebração da Sagrada Liturgia Romana segundo sua forma tradicional.
Desde a "reforma" da Liturgia Romana ocorrida após o Concílio Vaticano II (década de 60) a Sagrada Liturgia Tradicional encontrava-se como que "proibida": aqueles que a procuravam (quando fiéis) ou aqueles que manifestassem desejo em celebra-la (no caso dos sacerdotes) dependiam da autorização do Bispo Diocesano que - em geral - mostrava-se hostil a tais pedidos, impondo diversas dificuldades e empecilhos para - ou mesmo proibindo - sua realização.
Acontece que nos últimos anos milhares de católicos em todo o mundo foram descobrindo, tanto o esplendor deste tesouro da Tradição Católica, como sua íntima relação com a restauração da Religião Católica em todo mundo (curiosamente, os que passaram a procurar tal Missa não são idosos saudosistas que a vivenciaram em outros tempos, mas sim jovens que até então a desconheciam).
Em 2007 o Santo Padre Bento XVI publicou então o documento que visava dissipar dúvidas e esclarecer os fiéis sobre a importância da Tradição Litúrgica Católica. Como consequência, desde então, centenas de grupos promotores da Missa Tradicional surgiram em todo o mundo. Alguns deles passaram a organizar a realização da Peregrinação Summorum Pontificum, reunindo-se uma vez ao ano em Roma, junto a São Pedro, em peregrinação para agradecer e celebrar a Tradição Católica e sua importância para a manutenção da Santa Igreja.
Seguem abaixo fotos da Missa de encerramento da Peregrinação Summorum Pontificum 2014, celebrada na Basílica de São Pedro por Sua Eminência O Cardeal Raymond Leo Burke. Em seguida, a mensagem enviada pelo Pontífice Romano Emérito Bento XVI para os participantes da peregrinação:
Benedictus XVI
Papa emeritus
Città del Vaticano
10-10-2014
Ilustríssimo Delegado-General,
Finalmente encontrei um tempo para agradecer-lhe pela sua carta do último dia 21 de agosto. Estou muito contente que o Usus antiquus agora viva em plena paz dentro da Igreja, também entre os jovens, apoiado e celebrado por grandes cardeais.
Estarei espiritualmente com vocês. Minha condição de “monge enclausurado” não me permite uma presença que também é exterior. Deixo o meu claustro somente em casos particulares, [quando] pessoalmente convidado pelo Papa.
Em comunhão de oração e amizade.
No Senhor,
Bento XVI
Nenhum comentário:
Postar um comentário